O dia amanheceu com a Microsoft comprando Activision Blizzard.
Me pegou de surpresa. Te pegou de surpresa? Não sei o que pensar mas o jornalista Jason Schreier acabou de divulgar em seu Twitter algo assustador, algo que pode realmente abalar o cenário dos videogames. Com a Microsoft comprando Activision Blizzard vemos muito poder nas mãos de um só dono… Isso pode ter consequências muito graves para o mercado.
O negócio estaria girando em torno dos US$ 70 Bilhões de dólares, o que coloca a Microsoft como a Disney do mundo dos videogames. Leis antitrust e monopólio (ou algo perigosamente perto disso) ainda precisam ser discutidas pelos órgãos competentes e muita água ainda vai passar embaixo dessa ponte.
Para você ter ideia da magnetude do negócio, o valor é correspondente à quase um terço da dívida externa do Brasil em 2020. Na cotação do dólar de hoje o valor chega à R$ 386.323.000.000,00… São números de outra realidade mesmo.
A Activision Blizzard continua com diversos problemas internos e a Microsoft terá que lidar com eles rapidamente caso não queira que suas mãos fiquem sujas.
Com isso a Microsoft é dona de um hall de produtoras e jogos bem assustador: Diablo, Overwatch, Call of Duty, World of Warcraft, Candy Crush, Guitar Hero, Crash Bandicoot, Tony Hawk, StarCraft, Minecraft, Elder Scrolls, Fallout… Isso sem mencionar todo o resto como GitHub, Nuance, LinkedIn, etc.
Para o mercado isto me parece péssimo. A centralização do poder criativo e do dinheiro poderá afetar o mercado de uma maneira que só irá piorar a situação para pequenas e médias produtoras. Sem mencionar que hoje, graças ao Game Pass, a Microsoft é uma das maiores distribuidoras de jogos também… Só falta divulgarem que vão vender NFT em troca de comida.
Enquanto aguardamos o próximo capitulo podemos dizer de antemão que o capitalismo sempre leva à isso. A centralização do poder e do dinheiro de alguns poucos enquanto simplesmente se corrói todo um mercado em nome do lucro. Ainda não se sabe o destino dos 10.000 empregados da Activision Blizzard no meio dessa dinheirama toda.
Algo que é interessante observar é que a EA, minha amada Eletronic Arts, teria feito uma proposta para adquirir a Activison Blizzard segundo o GameSpot. O que não deixa de ser assustador e eleva a questão de muito poder nas mãos de uma única empresa.
Quantas empresas pequenas são destruídas por essas compras grandes? Bioware é um bom exemplo? Quantos outros talentos criativos serão dizimados nessa brincadeira? O mercado não é algo simples de se analisar, mas ver o que cada grande empresa detém em seu portfólio pode ser assustador.
Não estou otimista, vai dar merda.