Você sabia Xuxa é a Samus Aran dos jogos de Metroid?
Você já pintou um arco-íris de energia? Com o azul já sentiu tranquilidade que existe em qualquer criança? Talvez você se surpreenda com a informação de que Xuxa é a Samus Aran, personagem principal dos jogos da série Metroid da Nintendo.
Hoje sabemos que o arco-íris de energia se refere a arma final empunhada por Samus em Super Metroid, a Hyper Beam, que se trata – literalmente – de um poderoso raio de energia com diversas cores como pode ser conferido no vídeo abaixo.
A informação foi praticamente confirmada em entrevista onde foi apontado que Samus Aran é uma referência a Pelé – também conhecido como Edson Arantes do Nascimento) e que Samus seria baseada em Xuxa Meneghel, então namorada do atleta na época da criação do personagem. As informações podem ser conferidas em entrevista publicada no site oficial inclusive.
Mas vamos aos fatos verdadeiramente reais, as imagens não mentem e os fatos falam por si só.

Os sinais de Xuxa em Samus
Samus Aran e Xuxa Meneghel tem mais em comum além da cor do cabelo. Hoje podemos apontar a independência e o poder de cada uma – em seus devidos meios – são impressionantes. Mas precisamos apontar a ligação alienígena das naves espaciais de ambas, além da ligação estranha com civilizações alienígenas.
Podemos, neste ponto, comparar os Chozo, de Super Metroid, com Ratanabá. Este último é também associado a satanismo, algo que sempre é implicado à Xuxa devido a incompreensão de seu sucesso. Mas estas similaridades são apenas a ponta do iceberg.
A tecnologia de ambas viria dessas raças alienígenas e ambas são referenciadas de maneiras estranhamente similares. Comparando as primeiras encarnações de Samus dos videogames fica fácil traçar tal similaridade, até a apresentação de ambas. A chegada de ambas ao planeta saindo da nave é icônica para a mitologia das duas.

Teóricos da teoria dos alienígenas do passado apontam ainda a teoria que Praga (interpretado por Nunes Marques no Show da Xuxa) poderia ser, em teoria, uma representação do Metroid adotado por Samus em Super Metroid (como também pode ser visto no vídeo acima). Há ainda informações que apontam que Mother Brain, vilã de alguns jogos da série, seria uma representação de Marlene Mattos, famosa vilã do lore de Xuxa Meneghel.


Obviamente nem tudo se encaixa, nem tudo pode ser igual. A personagem ficcional não poderia copiar Xuxa Meneghel de maneira integral sem levantar questões com direitos de imagem. Mas as semelhanças estão aí, não há como não ver o que é explicito.
A Nintendo não divulgou mais informações oficialmente quanto as similaridades. O espaço permanece aberto para qualquer declaração da empresa japonesa.

O último voo da nave
A mais recente apresentação de Xuxa, chamada de O Último Voo da Nave, será realidaza em 2026 e mostra um poster com a heroína vestindo um traje extremamente familiar e futurista. Alguns diriam que apenas há uma variação de cor se comparado com o traje conhecido como Zero Suit de Samus Aran (sem armadura).
Também é sabido pelo grande público que o filme Super Xuxa Contra o Baixo Astral (1988) serviu de inspiração para o game Super Metroid (1994). Nele é fácil identificar Baixo Astral, o vilão da série, sofre de efeitos energéticos parecidos com o que as criaturas chamadas metroids dos jogos. A maioria deles luta contra nossa heroína.
Este texto foi inspirado pelo post de Perobense no Bsky.
