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Você não é dono do jogo que você compra

Você só tem uma licença, você não é dono do jogo.

Há um conceito geral quando você compra um jogo, um sentimento de posse, aqueles pixels são seus e nada evitará que você os jogue se estiver dentro da lei. Acontece é que você não é dono do jogo que você compra, nunca foi.

A California, estado estadunidense, pretende aprovar uma lei que obriga as plataformas digitais a dizer que seus clientes não estão comprando o item, sejam filmes, músicas, livros digitais ou seus queridos jogos da Steam e na Epic. Quando você efetua uma compra você paga pela licença de jogo, não pelo software.

Isso mesmo, não importa se você gastou todo seu dinheiro no jogo mais caro da Steam ou em centenas de loot boxes. Nada disso nunca foi de sua posse, você sempre pagou pela possibilidade de utilizar estes itens até o dia que a desenvolvedora acreditar que for o suficiente.

Imagem de uma cidade do jogo Genshin Impact - BLOG FAROFEIROS

As plataformas que comercializam os itens digitais serão proibidas de utilizar o termo comprar sem que sejam avisados que a licença poderá expirar a qualquer momento. Foi por isso que Overwatch se transformou em Overwatch 2 e não havia nada que os consumidores pudessem fazer para contestar a ação da Blizzard, principalmente para aqueles que compraram o jogo, ou melhor, a licença do jogo original. Por isso também a Ubisoft apagou The Crew da carteira de todos os jogadores sem aviso prévio.

A assembleia californiana acredita que estes exemplos serão contidos no futuro caso o projeto de lei seja aprovado… Só resta saber se o resto do mundo acompanhará tal tendência e se as microtransações também serão incorporadas no projeto de lei AV 2426 gringa.

Já que você não é dono do jogo, acha que vale a pena algum deputado no Brasil fazer um projeto igual?

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

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