Unity virou novela - BLOG FAROFEIROS
HOME » Página de Posts » Games » Unity quer que você faça jogos com IA

Unity quer que você faça jogos com IA

Unity quer que você faça jogos com IA e isso pode ser um problema bem grande.

Outro dia, durante uma live, um amigo desenvolvedor de jogos comentou que a Unity anunciou que está desenvolvendo ferramentas de IA para criar jogos inteiros. Fiquei assustado e desde então me coloquei a procurar mais informações e a situação é bem triste… Para quem gosta de games e para quem trabalha com eles.

A mesma empresa que tentou cobrar desenvolvedores por instalação de jogos agora quer que você automatize seu processo criativo. Em teoria os desenvolvedores independentes poderiam criar mundos complexos sem equipes gigantes. Mas sabemos que quando uma empresa de tecnologia pensa em “democratizar” algo, geralmente significa precarizar ainda mais a situação dos desenvolvedores de qualquer empresa (de qualquer tamanho).

A Unity já mostrou sua cara quando quis sugar desenvolvedores pequenos com suas taxas absurdas, só recuou após pressão e agora volta com outra jogada para atrair mais investidores, colocando a palavra da moda no seu produto. O software de desenvolvimento de jogos utilizado por grande parte do mercado irá se transformar em um rolo compressor de roteiristas, artistas conceituais, level designers, etc. Os profissionais que já eram pouco valorizados terão que mudar de profissão – literalmente.

Ferramentas desse tipo tendem a inundar o mercado com games genéricos, tornando ainda mais difícil destacar trabalhos autorais. A nota do Futurism aponta um fala preocupante: “com um comando você trará jogos casuais para o mundo real”. Imagine só a quantidade de jogo ruim que estarão disponíveis na Steam e na Epic… A Nintendo eShop adora uma AI slop. Será que tem gente que gosta disso?

Não está claro como e com o que a IA do Unity foi treinada. Será que o trabalho de muita gente já teve seu trabalho roubado e nem sabe disso? Será que os lucros da Unity serão compartilhados com aqueles que tiveram seus trabalhos roubados? É óbvio que não.

A indústria de games já maltrata seus profissionais o suficiente com crunch, demissões em massa e sindicatos inexistentes e/ou criminalizados. Automatizar a criação não resolve exploração e só piora a situação para quem faz e para quem joga.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *