União Europeia aprova compra da Activision Blizzard pela Microsoft. Agora só falta o resto do mundo.
Nos EUA e no Reino Unido a coisa não anda tão bem para a compra da Activision Blizzard pela Microsoft… Mas na União Europeia a coisa é diferente. O negócio de US$ 68.7 bilhões foi aprovado porém, contrapartidas deveram ser tomadas.
A dominação dos jogos em nuvem foi a desculpa para a reprovação do negócio no Reino Unido, por exemplo. Para a aprovação integral do negócio na Europa a Microsoft terá que se comprometer com a publicação de games em outras plataformas – incluindo as de cloud gaming.
A preocupação dos órgãos legisladores não é a toa, a Microsoft tomou a frente de qualquer outro concorrente. O monopólio já está criado praticamente mediante a tecnologia, com a Activision Blizzard sob seu comando jogos poderão ser exclusivos de seus serviços.
A Microsoft já assinou contratos de publicação dos jogos da Activision com a Nintendo e serviços de jogos em nuvem como NVIDIA GeForce Now e Boosteroid. Este último nunca nem ouvi falar…
Ainda não tive a chance de testar nenhum serviço desses no Brasil, porém o NVIDIA GeForceNow tem um plano de assinatura mensal de quase R$ 60. Neste momento não sei dizer se isso é bom ou barato…
É certo que a Microsoft fará os acordos possíveis para viabilizar – finalmente – tal compra. Afinal essa liderança de mercado promete se longeva, afinal ninguém aguenta mais ter que trocar de placa de vídeo para jogar algo novo.