Farofeiros, farofeiras e farofeires, viver no planeta Terra nas últimas décadas tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. A falta de empatia e a criminalização da solidariedade é um trágico fator do capitalismo tardio que estamos acompanhando no dia a dia de nossas vidas. Mas existem aqueles que ignoram toda a situação acusando que tudo é política agora e, por isso, está tudo indo de mal à pior.
Bem, tudo sempre foi política, mas sim está ruim. Mas existe um culpado disso tudo, o populismo barato da extrema direita dominou setores importantes da sociedade e conseguiu empurrar suas pautas de maneira mais eficiente até que os neoliberais. O resultado é o que vemos hoje
Mas é correto política nos videogames, nas histórias em quadrinhos e na TV? Como dizer se algo é certo ou errado sendo que tudo sempre esteve junto, de maneira intrínseca, apenas se destacando agora que extremistas estão provando que nunca entenderam o contexto da maioria das obras da cultura pop que consumiram.

Tudo é política e tudo pode afetar o que você gosta.
Linus Tech Tips e Hardware Unboxed reclamando da NVidia pelo falso upgrade e dos preços abusivos desse suposto avanço e da guerra tarifaria promovida por Donald Trump, ditador dos Estados Unidos de Trump, que parece não entender as consequências de suas ações para seu próprio país.
Ainda falando dos Estragos Unidos, um político conservador comparou pessoas trans aos X-Men os chamando de mutantes e demônios. Abaixo você confere parte do discurso:
Eu olho para a sociedade hoje e parece que estou vendo um filme dos X-Men. Quando você assiste aos filmes dos X-Men ou lê os quadrinhos da Marvel, é como se tivéssemos mutantes vivendo entre nós no planeta Terra. Algumas pessoas não gostam, mas são fatos: temos pessoas vivendo entre nós no planeta Terra, que estão felizes em apresentar-se como mutantes de outro planeta.
Webster Barnaby, deputado conservador da Flórida, EUA
A lei debatida pelo político que utilizou o argumento passou pela primeira votação e prevê criminalizar o uso de banheiros públicos por pessoas trans.
Impossível não nos lembrarmos especialmente do quadrinho X-Men: Deus Ama, O Homem Mata, de Chris Claremont e Brent Eric Anderson, de 1982. O político de extrema-direita não entendeu os gibis que supostamente leu, ou os filmes que supostamente assistiu.
Não se iluda, a extrema-direita brasileira já está atuando da mesma maneira, existem aproximadamente 77 leis antitrans em rigor no país neste momento, promovendo a segregação e a discriminação dessa população.
Ainda nos quadrinhos existem muito mais política, no do Demolidor vimos a ascensão política de Wilson Fisk que, no Brasil, recebeu um carinhoso tratamento sendo chamado de “Fisk Mito“. Sim, não foi por acaso que o mito da extrema direita usa um discurso muito parecido com o do vilão. Aliás na série do personagem na Disney Plus que adapta tal arco chega a mostrar o Justiceiro conhecendo seus “fãs” e os chamando de palhaços!

Mas você gosta de videogames? Que bom, pois já era difícil para gamer conservador entender as histórias, mas agora a ginástica argumentativa terá que defender as altas taxas da extrema direita em cima de quem produz a maioria dos componentes eletrônicos de um videogame. Sim, estou falando da China.
A Nintendo já anunciou que o Switch 2 não é para todo mundo, a Sony já aumentou o preço PS5 em diversas partes do mundo, sem mencionar que a PSN adotou preços proibitivos. O gamer precisa entender que tais aumentos são comuns em um sistema que lucra com a especulação e que nenhuma empresa se importa se ele terá ou não o videogame do momento.
A extrema-direita opera de diversas formas, o seu poder financeiro permite isso. Mas para a indústria e para mídia está tudo bem ser de extrema-direita, o feio é ser de esquerda e defender minorias – diferente de JK Rowling que recebeu o “aval” da HBO para ser transfóbica. Ninguém tem o direito de ser preconceituoso. E, obviamente, como todo rico, ela utiliza seus recursos para deturpar o sistema a seu favor. E quando consegue esnoba as minorias que ajudou a destruir.

Quando digo que atuam de diversas formas quero dizer que o homem mais rico do mundo se sente a vontade de mandar uma mensagem para uma YouTuber perguntando se ela quer ser “inseminada” por ele (e depois da negativa corta o recebimento da monetização da sua rede social). A extrema-direita gosta do Elon Musk por conta disso? Bem, é preciso reconhecer que isso é muito The Handmaid’s Tale.
O ditador dos EUA está ameaçando não aceitar acordos comerciais se o Reino Unido não descartar leis contra o discurso de ódio contra LGBT+. Literalmente um governo de extrema-direita está tentando influenciar as leis de outro país em troca de dinheiro. Sem mencionar membros de seu “governo” ameaçando a licença de veículos de comunicação por conta das notícias desfavoráveis que são divulgadas.
No Brasil vemos como as “Emendas PIX” tem financiado a direita quando um senador simplesmente envia R$ 3 milhões para obra de “paisagismo” em estrada que dá acesso ao hotel que é proprietário em Morungaba, SP. O Governo Federal já admite falta de dinheiro em 2027 por conta dessas emendas desreguladas criadas pela pior Congresso dos últimos tempos. O Estado só é bom se opera nas finalidades dos poderosos de extrema-direita.
Do gibi ao paisagismo em uma estrada. Tudo é política e, se você não acredita nisso, está fazendo o jogo que eles querem. Afinal pessoas más não param de fazer o mal quando você pede, elas param quando você as obriga.