Gostaria de falar que esta edição dos X-Men de Jonathan Hickman é surpreendente, mas não é. Talvez eu pudesse chamá-la de triste, ou assustada. É uma confusão de sentimentos pois tudo dá errado em House of X #4.
Como você deve suspeitar este artigo traz muitos spoilers de House of X #4. Você pode ver nossos outros artigos desta nova fase dos X-Men do escritor Jonathan Hickman. House of X e Powers of X são lançadas semanalmente, de maneira alternada, e todas as novidades dessa saga você confere aqui no Blog Farofeiros.
A edição começa confirmando números assustadores de eventos de extinção mutante. Todos são crimes de ódio racial.
Já na história Professor Xavier e Magneto preparam uma equipe para se comunicar em Krakoa via telepatia com a equipe de Ciclope, composta por Monet, Husk, Noturno, Garota Marvel, Wolverine, Mística e Arcanjo. Seu objetivo era chegar até a estação onde é construído o Molde Mãe, Sentinela supremo de criação de novas máquinas para dizimação mutante.
Como visto em House of X #3 os X-Men eram aguardados na estação e tudo começa a dar errado. Talvez essa seja a falha do roteiro, tudo parece muito mal planejado pelo comando mutante, atacar frontalmente um inimigo desse poderio não me parece inteligente, ainda mais no espaço.
Após explodir uma sessão da estação espacial a nave dos X-Men é gravemente avariada matando Husk e Arcanjo. Mesmo feridos os sobreviventes mantém o ataque para soltar as sessões que estão conectadas ao Molde Mãe e soltar a unidade no Sol.
A defesa da estação não é das melhores mas a Sentinela Ômega ali presente consegue direcionar suas defesas de uma maneira bem eficiente. Quando digo que tudo dá errado em House of X #4 é por que realmente tudo dá errado.
Jean e Monet ficaram para trás, na nave para manter as comunicações com a Terra. Porém Monet é obrigada a ficar para trás durante a fuga da Garota Marvel para conter a equipe de defesa. Ela acaba morrendo também.
Faltando apenas uma sessão para liberar a Molde Mãe, que era destino de Mística, ela acaba sendo sobrepujada pelo plano da Sentinela Ômega e é jogada para o vácuo. Nisso o plano já está completamente perdido, porém Xavier ordena que seja feito tudo o necessário para a conclusão da missão. Faltando apenas um segmento e a Molde Mãe ficando online pouco se pode fazer.
Noturno e Wolverine se oferecem para se sacrificarem, ambos se teleportando até a parte externa da base e Wolverine cortando a ligação da Molde Mãe com a base. Ambos também morrem obviamente.
Assim a missão é cumprida, mas ao tentar fugir Ciclope é detido pela Sentinela Ômega e a humana que a comanda o executa. As unidades Sentinela que estavam coletando minérios finalmente chegam para formar a defesa e acabam matando a Garota Marvel também.
É por isso que tudo dá errado em House of X #4. Sinceramente terminei de ler o quadrinho e não sabia o que sentir. De verdade.
O que veremos em House of X #5
É óbvio que não tenho uma resposta exata mas a natureza da história de Jonathan Hickman deixa claro que se trata de uma realidade alternativa. Como tudo ser consertado? Isso é uma boa pergunta que a mente inventiva do autor mostrará em House of X #5… Afinal não foi mostrado detalhes de todas as vidas de Moira MacTaggert, ou Moira X, e essa pode ser apenas uma delas.
Mortes gratuitas são comuns dos X-Men, mas dessa vez o autor tem um plano que não é só matar mutantes para chamar a atenção.
Não esqueça de deixar nos comentários seu palpite pois aqui estamos sem.
7 respostas em “Tudo dá errado em House of X #4”
Mano, só queria falar q no último painel qnd vi a lágrima do Professor, caiu aqui tbm. Confesso q acompanho Marvel (num sentido geral, hq, filme etc.), mas essa a primeira vez q acompanho de verdade uma saga; e mesmo sabendo q em hq ninguém fica morto muito tempo, foi emocionante e triste ver a morte de cada um. Sempre estou lendo alguma coisa, e geralmente muitas historias ao mesmo tempo mas me fisgam por dentro e me prendem como essa está.
Como foi comentado, o fator Moira na história deixa as coisas nubladas abrindo exatamente essa possibilidade de que, tudo isso possa ser mudado. Como destino disse pra Moira, 10 ou 11 vidas, está sendo a décima, abre essa porta.
Outro ponto, é q talvez na próxima edição traga a explicação dos mutantes saindo daqueles “casulos”.
Enfim, ansioso pros próximos e esperando terminar com um sorriso.
Tô com medo de de ficar chocado com mais alguma “novidade” dessas.
[…] Os mutantes de Krakoa já tomaram conhecimento da construção da máquina é algo precisa ser feito. Obviamente Ciclope é convocado para tomar a frente de um ataque direto à base orbital. Em House of X #4 descobrimos que tudo dá errado. […]
[…] Uma equipe mutante ataca a estação para dar fim à ameaça, mas tudo dá errado. […]
[…] of X #4 foi um turbilhão de emoções… Nada como o que aconteceu em House of X #4 mas demorei para perceber diversas referências. Dessa vez tive que pesquisar a fundo o que seriam […]
[…] Tá aí o tipo de notícia que assusta todo mundo, seja nos quadrinhos ou na vida real. Se deu tudo certo em House of X #5 qual é o problema? Bem, é que tudo deu certo demais… Ainda mais depois que tudo deu errado em House of X #4. […]
[…] O conselho de Krakoa parece ter pensado em detalhes importantes que normalmente não vemos em histórias em quadrinhos de super heróis. O que Moira MacTaggert tem em mente para evitar novos genocídios de mutantes ainda é um mistério, mas claramente vemos que não se trata apenas de se evitar a criação de Nimrod. […]