Categorias
Games

The Outer Worlds 2 e o capitalismo

Até as corporações do espaço em The Outer Worlds 2 fazem fusão e colhem confusão.

A Obsidian Entertainment segue firme na missão de esfregar o capitalismo despótico na cara do jogador enquanto entrega bons RPGs. Em entrevista à Game Informer, o diretor criativo Leonard Boyarsky falou sobre como The Outer Worlds 2 e o capitalismo.

Com a ironia afiada característica da Obsidian, Boyarsky comentou que os temas do jogo continuam atualíssimos seis anos depois do primeiro título: gente com poder continua pisando em quem não tem. O de cima sobe e o de baixo desce.

Apesar da Obsidian ter sido comprada pela Microsoft (ironia ou piada?), Boyarsky jura que a aquisição não influenciou a mensagem anticapitalista do jogo. A ideia da fusão entre as megacorporações veio cedo no desenvolvimento, proposta por dois designers narrativos que “infelizmente não estão mais na empresa“.

(risos)

O jogo apresenta três facções brigando pelo controle da colônia de Arcadia: o Protetorado (ditadura sem vergonha), a Ordem do Ascendente (igreja, porque né?) e a Escolha da Tia (resultado da fusão entre Spacer’s Choice e Auntie Cleo’s).

A Escolha da Tia (ou seja lá como irão traduzir isso) representa o lado mercante da nova tríade de poder. Enquanto o Protetorado assume abertamente ser uma ditadura, a Auntie’s Choice usa aquela boa e velha propaganda corporativa de “trabalhe para você mesmo” enquanto você continua trabalhando pra eles. Quase uma facção baseada em aplicativo de entregas do mundo real, aparentemente.

The Outer Worlds 2 e o capitalismo - 2 - blog FAROFEIROS

Boyarsky deixou claro que a Obsidian não tenta fazer comentário social datado demais. “Se amarrarmos muito próximo de algo específico acontecendo no mundo, fica ultrapassado rápido. E infelizmente, os temas maiores não parecem mudar muito da história registrada até agora. Pessoas que têm poder tendem a abusar das que não têm.

Meo deols colocaram política no joguinho!

Jogos como The Outer Worlds seguem relevantes não porque tentam ser panfleto político do momento, mas porque expõem estruturas de poder que se repetem desde sempre. Da Roma antiga ao Vale do Silício, só muda a skin.

Com lançamento marcado para 29 de Outubro (ou dia 24 se você pagar mais caro pela Premium Edition, o game estará disponível na Xbox Gamepass Ultimate também – olha o capitalismo funcionando aí), The Outer Worlds 2 promete aprofundar a crítica enquanto entrega um RPG espacial.

Mas é bom lembrar que o Xbox Gamepass dobrou o seu preço no Brasil e nem tem console vendendo direito por aqui.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *