Categorias
Quadrinhos

O final de Absolute Power

Confira detalhes do final de Absolute Power, a mais recente saga da DC Comics.

Poder Absoluto é a saga envolvendo todo o universo da DC Comics que colocou os maiores heróis do planeta praticamente indefesos diante de uma intrincada trama elaborada por Amanda Waller. A seguir comentamos o evento e damos detalhes do final de Absolute Power.

A seguir serão mostrados spoilers de Absolute Power #1-4, publicados em Outubro de 2024 nos EUA. Espera-se que a publicação no Brasil ocorra até o final de 2025.

Mas o que aconteceu em Absolute Power?

Amanda Waller criou o plano definitivo contra todos os super seres do planeta terra: remover seus poderes e prendê-los. Para alcançar isso foi preciso muito preparo e o desenvolvimento estratégico eficiente de como lidar com seres que são literalmente deuses.

Para tanto Amanda contou com a ajuda de duas IAs extremamente avançadas: Failsafe (Batman Zur-En-Arrh em um corpo robótico) e a Rainha Brainiac. Heróis e vilões não tiveram chances contra o ataque coordenado dessas forças.

Failsafe e Rainha Brainiac - O final de Absolute Power - DC Comics - blog FAROFEIROS

Mas não foi só isso, uma campanha difamatória mostrou heróis atacando seres humanos indefesos, colocando a opinião pública contra todos os super seres. As fake news ajudaram para que a população aceitasse o caos vindouro, onde novos modelos de Amazos interconectados com Failsafe em uma mente-colmeia foi criada para roubar e replicar os mais poderosos seres do planeta Terra.

Amazos com os poderes da Liga da Justiça - O final de Absolute Power - DC Comics - blog FAROFEIROS

Waller contou também com a ajuda de um traidor: o Arqueiro Verde traiu seus amigos por acreditar que os humanos não apreciam ser menosprezados por esses super seres de diversas origens. Essa seria uma vingança dele também.

Não seria possível ajuda vinda do espaço já que Waller havia tratado já com a organização Planetas Unidos. O microverso, multiverso e o fluxo temporal também foram bloqueados. Não há saída para qualquer super ser ou herói fantasiado no planeta Terra inteiro.

Mas a situação piora

Centenas são drenados e presos como criminosos no centro de detenção Supermax da Gamorra. Jonathan Kent, o jovem Superman, foi infectado com uma tecnologia que dominou seu corpo, o tornando mais um agente a serviço de Waller e controlado pela Rainha Brainiac.

Rainha Brainiac dominando o Superman Jon Kent - O final de Absolute Power - DC Comics - blog FAROFEIROS

… o mais interessante é que Superman tinha trajes reserva e uma moto já pronta para o Flash Wally West. Com a marca dele inclusive.

Asa Noturna junto de Hal Jordan sem poderes e Flash Wally West dde moto voadora - O final de Absolute Power - DC Comics - blog FAROFEIROS

Kandor e a Fortaleza da Solidão foram destruídos depois de servirem os poucos que ainda não haviam sido presos. O único refúgio que resta para todos é Themyscira, a ilha amazona onde homens são proibidos se tornou o último refúgio e central de operações da resistência. E tudo só começa a melhorar quando os capangas de Waller invadem a ilha.

Como termina Absolute Power?

Rainha Brainiac invade os sistemas de Themyscira e traz junto Jon Kent dominado. O plano de Asa Noturna era atrair o Superman para o local afim de que a magia do lugar o separasse da dominação tecnológica, afinal ele não havia sido convidado a pisar na ilha como ele. A Rainha Brainiac é vencida pela verdade – afinal as fake news a envenenaram.

Isso abre uma pequena vantagem que permite que heróis e vilões sejam resgatados na prisão Supermax. O plano segue para o confronto contra a base de Waller e a solução de Batman para que os superpoderes de todos sejam recuperados.

Heróis recuperam seus poderes - O final de Absolute Power - DC Comics - blog FAROFEIROS

Enquanto isso Barry Allen descobre que Amanda Waller está criando um exército com seres do multiverso… Quais seriam os reais interesses por traz de um exército superpoderoso como esse?

Com os Amazos em posição o plano de Batman é explicado. Graças a assinatura de energia dos robôs foi possível entender que cada Amazo reverte o tempo para se autorreparar, como todos estão conectados basta acertar um para liberar a reação em cadeia. Isso possibilitará que a energia de todos os super poderes roubados sejam liberados.

E Arqueiro Verde traí Waller para a surpresa de ninguém. Mas calma, que tudo fez parte de um plano elaborado junto de Ajax para infiltrá-lo na organização de Waller.

Os poderes voltam para os heróis, mas os poderes de alguns foram trocados. Fogo e Gelo, por exemplo, têm seus poderes trocados. Mas isso não impediu que a vitória fosse alcançada. Mas as consequências são, no mínimo, interessantes.

As consequências

Aparentemente muito do que ocorreu na minissérie foi revertido. Kandor e a Fortaleza da Solidão foram reconstruídos,

Por outro lado vemos uma breve conversa de Jay Garrick, Barry Allen e Wally West que mostram consequências problemáticas. O acesso vibracional que os velocistas tinham ao multiverso simplesmente sumiu, mas com Barry a situação piora, afinal seus poderes não retornaram.

Tornado Vermelho sofreu danos irreparáveis enquanto a troca de poderes talvez se torne um problema maior com personagens como o Homem Elástico não ser mais elástico, mas invisível. Canário soltando raios laser dos olhos, isso é o que sabemos por enquanto.

Amanda Waller foi presa, mas não só isso, a Dreamer simplesmente bloqueou do seu cérebro (não apagou) as informações particulares dos heróis do planeta. E talvez – talvez – uma bomba tenha sido implantada em seu cérebro, como ela costuma fazer com seus lacaios do Esquadrão Suicida.

Porém, algo precisa ser feito para que ameaças como a de Waller não se repita. Comunicação constante, aumentar os números, maior coordenação e mais proatividade, o mundo precisa da Liga da Justiça.

Superman Batman e Mulher Maravilha mostram os planos da nova Torre da Liga da Justiça para o Arqueiro Verde - O final de Absolute Power - DC Comics - blog FAROFEIROS

Por que Amanda Waller buscou o poder absoluto?

Em Absolute Power: Origins #1-3 vemos uma história estilo Ano Um de Amanda Waller. Aviso de gatilho antecipadamente, sua história é extremamente brutal e – infelizmente – mais próxima da realidade.

Se preferir não prossiga.

Amanda teve sua filha morta depois de ser estuprada e seu marido, movido pela vingança, decidiu matar o assassino identificado como o vilão de Gotham City conhecido como Candyman. Apesar do sucesso ele também é baleado e morre.

Uma mulher negra, sem bens e com três crianças para criar, Amanda se torna uma máquina que trabalha em prol da vingança.

Tudo isso ocorre em paralelo com a conclusão das investigações do assassinato de Martha e Thomas Wayne. Enquanto o casal rico ganha os noticiários a mulher negra recebe a polícia que não está muito interessada em investigar o caso.

Foi aí que ela decide estudar e começar a angariar poder junto da política. Waller acredita que a justiça não deveria esconder sua face, mas como os vigilantes a escondem a polícia e os políticos ficam confortáveis, afinal tem outra pessoa fazendo seu trabalho.

Com poder em suas mãos ela controla o Esquadrão Suicida e age de maneira impiedosa e violenta. Tudo sempre financiado pelo governo, o mesmo governo que ela se coloca como protetora. Diz que fará qualquer coisa para proteger a democracia… Não surpreende ninguém que sua família não a aceite bem.

Tudo dentro da DC

A Torre de Vigilância da Liga da Justiça e dezenas (centenas?) de membros agora estão prontos para agir de maneira mais coordenada. Mas nada poderia prepará-los para o que estaria por vir.

A nova Torre da Liga da Justiça para o Arqueiro Verde - O final de Absolute Power - DC Comics - blog FAROFEIROS

Um mundo dominado por Darkseid? Fique ligado aqui no FAROFEIROS para mais detalhes de DC All In Special.

Darkseid grita OBRIGADO DARKSEID ACABA envolto de energia vermelha - O final de Absolute Power - DC Comics - blog FAROFEIROS

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *