Categorias
Colunas

Ninguém vai ler isso

Você não vai ler isso, talvez nunca tome noção que isso existe.

Farofeiros, farofeiras e farofeires, ninguém vai ler isso provavelmente. Pode parecer uma conversa exagerada, mas o blog tem sofrido com a falta de audiência.

A culpa não é sua, a culpa não é minha.

As buscas mudaram por conta do excesso de IA em diversas ferramentas. E a maioria delas pega nosso conteúdo, joga para o leitor e a visitação – que geraria engajamento – fica por conta de um robô.

Essa briga não é de hoje e não é com uma rede. No primeiro Aperte o F que publiquei já havia apontado algo parecido, mas no YouTube.

Sofremos diversos “baques” no decorrer dos anos mas na maioria das vezes não era possível identificar claramente os motivos. O PL 2630 foi um desses, publicamos um texto e a visitação caiu enquanto o presidente do Google Brasil colocava uma tarja criticando a possível aprovação da legislação na época.

Hoje a ferramenta de análise de tráfego do Google mostra uma queda de 12% nas visitações com relação ao mês passado. Isso em cima de quedas seguidas em outros meses. A mesma ferramenta aponta que quase 80% dos acessos ao blog são feitos de maneira “orgânica”. Sem anúncios ou links patrocinados as pessoas encontram o que querem no blog através de redes sociais e mecanismos de busca.

Se você quer saber quem é o personagem mais forte da DC Comics, ou se quer conhecer xingamentos chiques e engraçados, ou ainda quer baixar Divertidamente 2 dublado, você ainda acha o FAROFEIROS. Mas só assim, com listas, absurdos ou click bait descarado.

Apesar de eu ter ficado feliz com o resultado, o meu vídeo acima foi publicado há mais de um ano atrás e tem apenas 57 visualizações. Quase ninguém viu por que o Youtube não quis mostrar para muitas pessoas. E, aparentemente, o Google não quer mostrar o blog.

E agora?

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *