Conheça Machick 2, o Vampire Survivors de galinha. Cocó?
O primeiro game estava na minha lista de desejos há muito tempo, mas vi que Machick 2 seria lançado em breve e não me arrependi em esperar. O game é um divertido bullet hell roguelike-survivor (ou seja lá o nome que vão inventar), no estilo de Vampire Survivors, Halls of Torment e até Death Must Die, mas cheio de absurdos e bom humor.
Apesar das similaridades do estilo não dá para negar que a criatividade permeia o jogo. Suas as mecânicas, itens e personagens são suficientes para te deixar grudado na tela por algumas horas. Algumas combinações, mesmo iniciais, podem ser simplesmente devastadoras – quase travei o PC com tanto tiro – mas aí que está a graça de tal estilo de jogo: ser absurdo.
Salvar os pintinhos e chocá-los para que eles se tornem armas auxiliares é algo inesperado e que funciona muito bem como mecânica. Sim, você é uma galinha que tem que salvar pintos. Entenda como quiser.
Inicialmente senti falta de um guia mais elaborado. Mas o hub, onde você seleciona personagens, varinhas, armas e outras opções, é simples o suficiente para você encontrar o que precisa sem grandes dificuldades.
As magias e suas evoluções possuem mecânicas bem divertidas e com a possibilidade de escolha. As três escolhas na evolução máxima variam entre bônus de dano e suporte – o que dá uma profundidade interessante ao gameplay.
A primeira vez que quase quebrei o jogo utilizei a galinha A MAMÃE com uma varinha de longo alcance que explode em cinco partículas que causam sangramento e que dobra a quantidade de projéteis disparados. Sim, extremamente caótico! Mas a graça está mesmo em utilizar o Elemento da Terra que, além de fazer os projéteis se dividirem quando atingem o primeiro inimigo eles também retornam para a galinha após atingir a distância máxima.
São muitos elementos na tela e se você sair correndo com seus dashes a coisa fica assustadora dependendo do poder de seu PC. Mas isso não poderá te impedir de descobrir outras maneiras de dizimar sapos.

Enquanto a performance pode ser afetada de acordo com a configuração da sua galinha preciso deixar claro que isso não me incomodou. O que me deixou irritado é o game ter uma arte em pixel maravilhosa, mas com cut scenes em um estilo de artístico pouco elaborado que destoa do restante do design.
Além disso o jogo possui o Modo Infinito onde o desafio não é só sobreviver às ondas de inimigos – é sobreviver ao seu próprio hardware. Cada feitiço, fusão e efeito visual se acumula até seu PC chorar por clemência. Para vencer esse modo você precisa conseguir desligar o jogo antes do blue screen. Sério.
O preço do jogo na Steam é extremamente atraente, fora de promoção seu preço é R$ 19,99. O game foi lançado oficialmente dia 10 de Setembro de 2025 e há uma demo generosa disponível.
Machik 2 é da desenvolvedora brasileira Deadpixel e publicado pela Nuntius Games em parceria com a chinesa Vsoo Games.
O FAROFEIROS recebeu a chave de Machick 2 para avaliação.