O game do Exército brasileiro Missão Verde-Oliva é cancelado oficialmente.
O jogo do exército brasileiro chamado Missão Verde-Oliva é cancelado por falta de recursos. O game seria um shooter online gratuito que, aparentemente, nunca saiu do papel.
Segundo o podcast X do Controle, graças a Lei de Acesso a Informação, o projeto foi abandonado em 2021 sem nenhum avanço expressivo desde seu anúncio em 2020. Pelas informações obtidas não ouve produção de documentos nem procura por estúdios externos para a produção do jogo. As reuniões de trabalho do projeto foram feitas de maneira “informal”, por isso não possui atas nem documentação apropriada.
A intenção do jogo era criar impressões positivas sobre o Exército Brasileiro, principalmente nas faixas etárias de 16 a 24 anos. Esperava-se ter 15.000 jogadores online e até 3 milhões de downloads em 2 anos. Havia a intenção de ser uma opção a games como Rainbow Six e Counter Strike.
O Projeto Missão Verde-Oliva teria um orçamento de R$ 4 milhões para o desenvolvimento, marketing e atualizações além de suporte de 2 anos após o lançamento. Segundo a nota nenhum investimento foi feito na produção do jogo.
A proposta ainda dizia que o jogo teria gráficos realistas para enfrentamento (PVP?) e ainda um modo história que se passaria em 2025. O que nos traz preocupações da intenção de uso político de um game a fim de influenciar ainda mais a sociedade em uma época de crescimento da “cultura armamentista”. Já vimos muito bem o que isso pode acarretar.
Os valores são totalmente fora da realidade para a produção de um game no escopo definido e a proposta de enfrentar outras franquias do mesmo estilo mostra a ausência de tato com a realidade. Não é como se um game como Rainbow Six fosse independente e operasse de maneira barata.
A iniciativa de usar games para atrair jovens não é nova, nos EUA o exército tem seu próprio jogo oficial mas também colabora com a produção de diversos games, como Call of Duty além de ter times oficiais de E-sports.
Lembramos aqui que o Exército Brasileiro gastou R$ 33,5 milhões 11,2 milhões de comprimidos de Viagra entre 2019 a 2022. Também gastou R$ 3,5 milhões em próteses penianas.