A Disney perdeu os direitos de Roger Rabbit e isso pode ser bom.
A Disney perdeu os direitos de Roger Rabbit. Não por incompetência criativa mas porque a lei estadunidense finalmente funcionou a favor do criador original. Gary K. Wolf, autor do romance Who Censored Roger Rabbit? (1981), conseguiu reaver os direitos do personagem.
Se utilizando da chamada cláusula de reversão de direitos autorais de 35 Anos, um brecha legal que existe para impedir que estúdios engavetem obras para sempre enquanto os criadores morrem pobres.
A tal cláusula de reversão permite que criadores originais nos recuperem direitos sobre suas obras após esse período de 35 anos EUA. Essa lei obrigou a Disney desembolsar até US$ 35 milhões para a família de Jack Kirby e entrar em acordo com os espólios de Steve Ditko, Larry Lieber entre tantos outros artistas de quadrinhos para evitar que casos chegassem à Suprema Corte e estabelecessem precedentes perigosos para seu império do entretenimento (e direitos de uso de propriedade intelectual de terceiros).
A Disney preferiu não arriscar outra batalha judicial pública com K. Wolf e Roger Rabbit depois de já ter sangrado milhões com criadores da Marvel Comics. O autor é novamente o dono dos direitos da sua criação.
O romance original de 1981 de Wolf era bem diferente do filme clássico de 1988, Uma Cilada para Roger Rabbit. Na história de 1981, Roger Rabbit era um personagem de tiras de jornal que contratava o detetive Eddie Valiant Roger para uma investigação que se transforma em tentativa de assassinato. Era um filme infantil assustador.
Wolf avisou em entrevista: “Qualquer sequência que fizermos precisa ao menos igualar a qualidade do filme original. Em valor de produção, em tom, em conteúdo de roteiro, em empatia, em desenvolvimento de personagens. Tem que ser tão bom, ou melhor, do que o que fizemos antes. É isso que os fãs querem, e eu prometi aos fãs que é isso que vou dar a eles“. No final o que importa é que agora a criatura está com o criador.
No momento está desenvolvimento uma sequência de Uma Cilada para Roger Rabbit e um filme live action em processo avançado de produção de Jessica Rabbit, baseado no livro Jessica Rabbit: XERIOUS Business.
Abaixo você confere a entrevista do autor em inglês.
