Categorias
Tecnologia

Disney irá investir 1 bilhão de dólares na Open AI

Disney irá investir 1 bilhão de dólares na Open AI e ainda licenciar personagens por 3 anos.

O The Hollywood Reporter noticiou que a Disney irá investir 1 bilhão de dólares na Open AI e Sora (ferramenta de vídeos de IA). Além do dinheiro o acordo irá envolver a utilização de personagens da Marvel, Pixar e Star Wars oficialmente licenciados. Isso não parece bom de nenhuma maneira.

Esse acordo ocorre meses após o início do processo da Disney contra a Midjourney, por conta dos usuários estarem usando a IA para fazer a Viúva Negra com decote exagerado e cintura impossível sem pagar os direitos da Marvel.

Ao que parece o acordo que Bob Iger, CEO da Disney, acertou é que a OpenAI poderá utilizar as franquias da empresa por três anos. O acordo sinaliza que grandes corporações estão prontas para ceder sua propriedade intelectual a empresas com capital inflado prestes à explodir. Não se sabe o teor do acordo e se artistas, atores e autores serão remunerados por terem seu trabalho – e até seu rosto – em uma IA acusada de auxiliar até em suicídios.

Castelo da Disney com o logo marca da OpenAI em destaque à frente em branco - blog FAROFEIROS

O CEO ainda afirmou que “a inovação tecnológica tem moldado continuamente a evolução do entretenimento, trazendo consigo novas maneiras de criar e compartilhar grandes histórias com o mundo”. Iger só esqueceu de mencionar que tais avanços são feitos com a criatividade e trabalho de humanos que, provavelmente, não serão devidamente remunerados para ter seu trabalho à disposição de qualquer um.

A OpenAI e o Google já foram categóricas quanto ao não pagamento de direitos autorais. Copiar da Disney não pode, mas do resto da internet toda tá beleza.

Essencialmente a arte deriva da mente humana, as franquias da Disney foram criadas e mantidas por humanos. Mas agora humanos servem apenas para pagar mensalidade de um serviço de IA enquanto data centers secam reservatórios de água.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *