Sim. Banana.
Banana é um jogo do estilo clicker, daqueles que você tem que ficar clicando para ganhar mais… bananas. A cada 3 e 18 horas de jogo você ganha uma banana feita pela comunidade.
O “extra” desse jogo – que parece coisa de NFT – é que, apesar de ele ser gratuito, as pessoas estão gastando e ganhando dinheiro com as bananas ganhas. É um sistema no mínimo questionável na Steam que permite esse tipo de negociação. Só espero que dê algum problema em breve pois para ser um NFT só falta a mineração de qualquer blockchain ou algo do tipo. A Steam recebe uma porcentagem dessas transações.

Jogadores trocam suas “conquistas” por itens que valem dinheiro real em um jogo que consiste apenas em ficar clicando na tela do game. No momento da publicação deste texto o SteamDB já havia registrado um pico de 858.000 pessoas “jogando” o “game”.

Outros clickers “concorrentes” como EGG, Banana Cucumber e Cats já aparecem na lista dos mais jogados também mostrando que a piada virou um negócio para muitas pessoas. Apesar de não ferir nenhuma regra da Steam acredito – e espero – que a plataforma tome alguma atitude em breve. Ou não, já que jogos abusivos já permeiam a plataforma já faz um bom tempo.
O capitalismo está literalmente acabando com os jogos.