A democracia morreu em Helldivers 2 – nem o Papa foi salvo!
O sucesso de Helldivers 2, a continuação do game da Arrowhead, é um fenômeno de vendas com 12 milhões de cópias em 12 semanas. Mas o sucesso de vendas não foi suficiente para que problemas ficassem distantes, por isso digo que a democracia morreu em Helldivers 2 e não há para quem pedir socorro.
O game se tornou febre por ser uma sátira contra o fascismo e a extrema direita. Porém, conservadores – principalmente os norte-americanos – não entenderam a piada de Helldivers 2. É a mesma história de sempre, não entenderam The Boys e não entenderam Pacificador.
O argumento de que “um jogo onde você matar insetos não se pode levar geo política à sério” é bem comum entre os jogadores que conseguem argumentar de maneira razoável. Diversos gamers tem usado essa desculpa para clamar por DEMOCRACIA, como é feito no jogo. Porém, neste contexto, o mundo fascista do jogo cooptou a palavra para que seus soldados lutem em prol de sua causa.
Incrível como nunca é fascismo, só tem o mesmo discurso e até usa as mesmas roupas. Mas não é, né?
No jogo a SUPER TERRA é dominada por um sistema “””DEMOCRÁTICO””” onde o governo está do seu lado sempre, mostrando a verdade e punindo os inimigos da democracia enquanto promove uma linha de defesa intergaláctica contra duas facções invasoras. Os insetos Terminids e os robôs Automatons, ambos miram a SUPER TERRA como alvo sem motivo aparente além da aniquilação. Não vou me surpreender se um dia confirmarem que estes inimigos foram criados pela SUPER DEMOCRACIA, a fim de fomentar o mercado da guerra.
Nunca é fascismo né?
Fato é que nem os desenvolvedores de Helldivers 2 parecem que entenderam que sua piada é política. Não adianta negar que a analogia não existe, está lá cuspida e escarrada. Sim, há política nos jogos e quem nega isso normalmente quer ver o estilo de vida americano sendo usado como desculpa para matar em nome da suposta DEMOCRACIA.
Jogadores que usam bandeiras TRANS ou LGBTQIA+ são frequentemente atacados por outros membros de esquadrão – já que há friendly fire no game, seus tiros podem causar danos nos seus aliados. Houve até o caso em que pessoas que pediram essas bandeiras como capas no jogo foram banidas do Discord oficial do game. Além disso elas também relatam que sofreram ameaçadas de morte por outros jogadores com avatares com símbolos nazistas.
A sátira não é clara para todos os democráticos jogadores. Mas a Sony não se importa muito com isso também. Afinal, as 12 milhões de unidades vendidas em suas plataformas e na Steam é dinheiro suficiente para a publicadora fazer literalmente o que quiser. E foi o que ela fez.
A Sony declarou que, a partir de agora, seria mandatório ter uma conta na PSN (a rede da PlayStation) para jogar Helldivers 2 para PC. O problema é que existem 177 países onde a PSN não está disponível.
Isso criou um alvoroço na comunidade que colocando reviews negativos na página do game na Steam. A Sony supostamente teria voltado atrás na decisão, porém agora ela restringiu a venda do jogo em 177 países na Steam. Há quem diga que os desenvolvedores estariam do lado dos jogadores, mas vemos apenas palavras e nenhuma mudança. Essa mudança chegou ao jogo Ghost of Tsushima: Director’s Cut e os países afetados inclui até o Vaticano.
As avaliações de Helldivers 2 voltaram a subir, mas as ações da Sony seguem em baixa desde 15 de Fevereiro de 2024. Mesmo assim os dois games mencionados acima estão no ranking dos 20 mais vendidos da plataforma Steam durante a última semana.
Aparentemente não é possível mais jogar o game e nem pedir reembolso. Usar VPN para usar a Steam pode levar o banimento permanente do usuário, aquele mesmo que comprou o game e não irá mais poder jogá-lo. Pelo visto nem o Mercado se importa muito com isso, não é mesmo?
O Capitalismo abraçou forte a Democracia, mas a cura para a solidão masculina não vai vir tão fácil.