Categorias
Filmes

A Caçada a Ben Solo

Bob Iger cancelou filme de Kylo Ren com Steven Soderbergh. Pois é.

A Disney tem um talento especial para destruir projetos de Star Wars que a gente realmente gostaria de ver. Dessa vez foi a vez de A Caçada a Ben Solo, onde Adam Driver e Steven Soderbergh estavam desenvolvendo a continuação da história de Kylo Ren.

Infelizmente a história não ganhou os executivos da Disney. Aparentemente Bob Iger teria dito que não porque o personagem estava morto. Sim, o mesmo Bob Iger que aprovou o retorno do Palpatine.

A história foi confirmada por Adam Driver em uma entrevista ao AP News.

Driver nunca ficou satisfeito com o fim de Ben Solo em A Ascensão Skywalker. O personagem se redimiu salvando Rey, mas morreu no processo – algo que ninguém entendeu direito. Afinal dava para se aproveitar muito mais o personagem.

A Caçada a Ben Solo - Star Wars - Kylo Ren - blog FAROFEIROS

Então, fez o que qualquer estrela de Hollywood faria: ligou para Steven Soderbergh (diretor de Logan Lucky e recentemente Black Bag) e propôs fazer um filme continuando a história do Kylo Ren. Soderbergh topou.

Junto com sua esposa Jules Asner (que escreve sob o pseudônimo Rebecca Blunt), ele rascunhou The Hunt for Ben Solo. A ideia foi levada para Kathleen Kennedy e Dave Filoni na Lucasfilm. Eles teriam adorado e chamaram Scott Z. Burns, roteirista frequente de Soderbergh, para desenvolver o script. Driver disse que era “um dos roteiros mais fodas” em que ele já esteve envolvido.

Mas aí chegou Bob Iger, CEO da The Walt Disney Company.

O projeto foi apresentado. A resposta?

Não.

O motivo? “Eles não viram como Ben Solo estaria vivo. E foi isso.” relatou Driver. Vamos recapitular:

  • Palpatine voltou do nada em A Ascensão Skywalker com aquela explicação pífia de “segredos sith, clonagem, lá lá lá“.
  • Boba Fett saiu do estômago de um Sarlacc e ganhou série própria (é ruim, mas ele tem uma série).
  • Ahsoka sobreviveu a duelos impossíveis múltiplas vezes – Darth Maul e Darth Vader inclusos.

Mas Ben Solo dirigido por um cineasta renomado? Nope. Esse não pode ressuscitar porque “estava morto demais“.

A lógica Disney de Star Wars é clara, morrer só é permanente quando convém financeiramente. Ressuscitar personagem dá lucro.

Talvez o roteiro realmente não fosse bom, afinal ninguém viu realmente a história. Ou talvez a Disney queira desesperadamente virar a página desta trilogia nunca atingiu o sucesso cultural esperado. Como já mencionei diversas vezes por aqui, tenho um apego emocional enorme com O Despertar da Força, mas isso é uma questão pessoal do momento em que vivia.

A Caçada a Ben Solo - Star Wars - Kylo Ren - blog FAROFEIROS

O filme com Rey Skywalker como protagonista, com Sharmeen Obaid-Chinoy, já foi aprovado e deve começar as filmagens em breve. Isso prova que o problema não é fazer filmes após a trilogia. “Eu realmente gostei de fazer o filme na minha cabeça“, disse Soderbergh. “Só lamento que os fãs não vão poder vê-lo.

E talvez seja aí que vivem os melhores filmes de Star Wars: nas nossas cabeças, cheios de potencial, incapazes de decepcionar. Porque quando chegam nas telas, da merda.

No fim, The Hunt for Ben Solo se junta ao cemitério de projetos cancelados ao lado da trilogia do Rian Johnson, do filme do Kevin Feige, da trilogia dos criadores de Game of Thrones. Um dia alguém vai fazer um documentário só sobre os filmes de Star Wars que não foram feitos.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *