Categorias
Música

Woodstock 99

Assisti Woodstock 99 e isso me fez lembrar de algumas coisas…

A minissérie documental atualmente na Netflix que mostra bastidores do festival Woodstock 99 me pegou de jeito. De uma maneira pessoal mesmo já que assisti tudo aquilo pelo TV mas, confesso, não me lembrava de ser tão ruim assim.

Olhando hoje como as coisas eram naquela época fiquei assustado de verdade. Provavelmente seria uma das pessoas se drogando e ateando fogo em pilhas de madeira largadas pelo festival.

Nunca fui uma pessoa violenta, mas sou um ser humano em construção e um fdp em desconstrução, como todos nós. Alguma merda eu faria se estivesse lá, afinal eu era um deles. Fã de Korn, de Limp Bizkit (Nookie?), Red Hot Chili Pepers e, sim, na época curti a apresentação do Kid Rock.

Com 19 anos e no meio daquela maluquice toda eu sei que alguma merda eu faria. Provavelmente relacionado à drogas e álcool, talvez eu fosse uma daquelas pessoas desidratadas por beber apenas cerveja e ficar embaixo do sol.

Woodstock 99 - End Profit Stock - Blog Farofeiros

Mas o que a série da Netflix me chocou de vez mesmo foi quanto a violência sexual. Como homem, branco, heterossexual não tinha motivos para me assustar, por mais que não julgue que fizesse parte daquilo não há como dizer que não estava inserido ali.

Lembro de ver no Fantástico na época a denuncia de estupros, fiquei assustado mas isso não impediu que comprássemos o VHS com as melhores apresentações. Que merda de mundo a gente vivia e normalizava…

Sei que os anos 90 foram um caos, uma atualização fidedigna dos anos 80, mas que inferno lembrar daquela época. Sushi no corpo de mulheres ou banheira do Gugu, disso para pior, mas tudo era programa para a família. Que pilha errada.

Woodstock 99 - Pixeled - Blog Farofeiros

Hoje fico feliz de ter evoluído, fico feliz que o mundo evoluiu apesar da insistência de muitos conservadores que insistem em conservar maldade. Ainda preciso, ainda precisamos, melhorar muito.

Acredito que o documentário tenha essa função mesmo, de fazermos pensar nas merdas que fizemos para não repetir os mesmos erros. Woodstock 99 dificilmente irá se repetir, mas isso não quer dizer que devamos esquecer tudo o que aconteceu.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *