A rede do Elon Musk está agonizando por isso o Twitter do Instaram tem um potencial assustador!
Já faz um bom tempo que tenho visto notícias vagas sobre o Threads, o aplicativo da Meta para concorrer com as redes de microblogging. Podemos chamá-lo de Twitter do Instagram sem problema algum, mas a questão real não é essa. A pergunta que precisa ser respondida é: você vai usar mais uma rede social?
Confesso que faço parte de uma parcela de usuários que adora o Twitter – mesmo sem ter engajamento. Adoro o tal microblogging, tanto que pelo menos para o Farofeiros fiz perfis no Mastodon, Spoutible e BlueSky. Além de alcançar novos públicos para o meu conteúdo e, quem sabe, conseguir o tal engajamento.
Mas, obviamente, não há flores nas redes sociais e quando o assunto são os nossos dados sendo vendidos e utilizados para fins inescrupulosos. Lembra da Cambridge Analytica e os dados de 50 milhões de pessoas sendo utilizados sem o consentimento delas? A Meta (ou Facebook) estava no centro desse escândalo que pode ter influenciado eleições em diversas partes do mundo e proliferado fake news de maneira hedionda.
O aplicativo já está listado na Apple Store e na Google Play (aquela loja que tem jogo racista), com isso algumas informações já puderam ser confirmadas e é – novamente – assustador a quantidade de dados que o Twitter do Instagram quer de você para você falar que esqueceu o almoço em casa.
O que um aplicativo de texto que saber dos seus dados de saúde e exercícios? Mas não é só isso: compras, informações financeiras, localização, informações de contato, seus contatos, conteúdo do usuário, histórico de buscas, histórico de navegação, identificadores, uso de dados, informação sensível, diagnósticos e outros dados (vai saber). Tudo isso para para que eu possa reclamar do comercial da marca de carro com cantora morta feita em IA.
Para se ter ideia essas informações solicitadas é superior a quantidade de dados que o próprio Twitter pede como apontado pelo Núcleo.
Brinco que o Facebook morreu (não morreu), brinco que vou sair do Twitter (não saí), o Instagram é um lugar que não gosto e estou lá mesmo por obrigação. Por conta do blog irei para a rede nova com certeza, mas não sei se isso é algo bom.
Ter que trabalhar o engajamento – ou a falta dele – em mais de dez redes sociais não é saudável e precisa ser levado em conta que não há regulamentação em nenhuma delas. O PL 2630 precisa ser aprovado para cuidar da nossa saúde já que as big techs querem mesmo é que a gente se mate de trabalhar em todas as redes e, se possível, pague o selinho. Até senador de extrema direita anda preocupado com o que você faz nas redes sociais.
Enquanto bilionários marcam brigas fúteis tem gente fazendo muita merda em suas redes e nada acontece com eles. Enquanto isso tem gente literalmente propagando abuso infantil nessas redes sociais.
O novo aplicativo tem lançamento esperado para dia 6 de Julho de 2023.
ATUALIZAÇÃO: Após o lançamento fizemos um vídeo com nossas primeiras impressões da rede. Não gostei.