A vida marinha parece muito melhor do que a vida fora da água…
Farofeiros, farofeiras e farofeires, o cansaço geral da situação mundial por conta de gente maluca só nos faz ficar mais nervosos. Cansa ver as notícias, cansa tentar explicar que Donald Trump é um fascista para quem apoia sequestro alheio. Por isso mesmo tenho achado a vida marinha muito mais interessante.
Estou cansado de ser um peixe fora d ‘água, quero fazer o que os peixes fazem… E sim, eu sei que posso ser engolido por uma baleia gigante junto do resto do meu cardume, mas o peixe não tem consciência disso. Aqui, fora da água, tem um cara laranja ameaçando matar todo mundo por conta de petróleo, o que não é muito diferente.
Convenhamos, nos preocupar com a família já é algo desgastante por si só… Agora ter que se preocupar com gente que quer construir datacenter nuclear no quintal da casa dos outros para fazer imagens indecentes é demais para qualquer um. É muita coisa para a nossa cabeça.
Por isso sempre lembro de um dos meus filmes favoritos, A Vida Marinha com Steve Zissou. O elenco estelar inclui o Seu Jorge que compos toda a trilha sonora fazendo covers de David Bowie em português. Tive Razão é um hino, mas não é a única música boa – obviamente.
Mas é incrível como o filme serve de referência a diversos momentos da minha vida. As pessoas estão relembrando Bowie pelo aniversário de sua morte com este especial de Seu Jorge. Não há palavras para descrever o quanto é bom e você pode assistir apertando o play abaixo.
Porém, neste momento, me vejo mais uma vez pensando no final do filme. A frase “a vida é uma aventura” pode ser interpretada de muitas maneiras e pode ter sentido diferente para você. Hoje é um lembrete de esperança para mim, de que as coisas podem voltar a uma tranquilidade subjetiva – bem menos tumultuada do que vivo hoje.
Talvez se toda a vida, não só a marinha, fosse valorizada não teríamos medo de sermos engolidos por baleias gigantes.






Deixe um comentário