Sim, uma usina na praia pode derrubar a internet no Brasil todo.
Com a intenção de remover o sal da água para aumentar o abastecimento em 12% Fortaleza criará uma instalação que pode danificar cabos de telefonia que partem da Europa e África. Sim, uma usina na praia pode derrubar a internet em todo território nacional.
O Governo do Ceará defende a construção de uma usina na Praia do Futuro, em Fortaleza, para converter água do mar em potável. O problema enfrentado por tal projeto é que no mesmo local passam cabos submarinos de conexão de internet. Segundo a Anatel cerca de 99% dos tráfego de dados brasileiro passa pelo local.
Com um erro na construção submarina da usina o país inteiro poderá ficar sem internet ou com a velocidade extremamente lenta. A Anatel ainda emitiu recomendação técnica contrária à construção da usina de dessalinização. A estimativa de entrega da usina era para 2025 segundo o G1.
A empresa que venceu a licitação de R$ 3,2 bilhões afirma que o projeto foi alterado e que não há riscos. A usina teria ampliado de 40 para 500 metros a distância do cabeamento EllaLink.
Cabe agora a Anatel revisar o projeto e efetuar a liberação – ou não.