Uma galeria de arte ilustra este pequeno tributo à George Pérez.
Crises nas Infinitas Terras, Liga da Justiça, Vingadores, Guerra Infinita, Homem Aranha… É difícil imaginar se há algum personagem da Marvel e DC Comics que não foram contemplados pela sua arte, por isso mesmo resolvemos criar este humilde e pequeno tributo à George Pérez.
George Pérez já esteve no Brasil em 2013 na FIQ e infelizmente perdi a oportunidade de encontrá-lo. Pelo menos um ou dois gibizinhos meus ficariam feliz em receber o autógrafo desta lenda. O primeiro gibi de super heróis que li tinha arte dele na capa. O a arte da capa no Brasil é, na verdade, uma montagem bem meia boca que não é creditada à ninguém infelizmente… Mas a capa de Avengers #200 é bem “parecida”. Então, fico feliz que meu primeiro gibi de super herói tenha pelo menos a capa feita por George.
Não sei qualificar a influencia da arte de Pérez na minha vida. Seus Jovens Titãs, Vingadores e Liga da Justiça são facilmente reconhecidos, mas personagens como Thanos e Maestro (o Hulk de Futuro Imperfeito) são os grandes destaques para mim. Ainda hoje tento emular a sala de troféus de Maestro que ainda tento construir (salva as devidas limitações), graças ao traço do artista. Mas essa é minha experiência, a minha vivência e, provavelmente, o principal motivo de admirar e ter tanto carinho por uma pessoa que nunca pude tomar uma cerveja junto.
Mas este tributo não é por acaso e sua demora se deu pelo carinho estupendo que tenho pelo artista e pela pessoa. Em Dezembro de 2021, em meio a pandemia de COVID-19, o autor anunciou que fora diagnosticado com um câncer pancreático no estágio III. Infelizmente é cirurgicamente inoperável, o que dá à George Perez uma expectativa de vida estimada de seis meses à um ano.
Para mim a notícia foi particularmente avassaladora. Chewbacca Jr e eu conversamos um pouco sobre o assunto e ambos ficamos extremamente chocados com a situação. Por isso demoramos para criar este tributo, do nosso jeito, por ser algo pessoal, íntimo demais e que talvez palavras não sejam suficientes para descrever o que sentimos.
Mas George Pérez não se entregou, assim, em Janeiro de 2022 já pudemos ver o autor em convenções, encontrando amigos, fãs e muitos cosplayers (só espero que todos vacinados e com todas as precauções possíveis). Amigos como Tom Brevoort, Jillian Adams Koblish, Jim Lee, Romeo Tanghal entre tantos outros não perderam tempo e já prestaram homenagens ao autor.
É sempre difícil falar quando alguém que amamos, respeitamos e temos carinho está prestes à partir. Espero que este simplório texto dê para alguns fãs – como nós – um pouco de alívio e, quem sabe, alegria por poder conhecer a pessoa e a arte de George Pérez.
A arte de George Pérez
Abaixo você confere nossa galeria com as mais notáveis artes de George Pérez nos quadrinhos.