Um mundo sem Twitter existe e está mais próximo do que nunca! Finalmente!
Farofeiros, farofeiras e farofeires, é difícil imaginar um mundo sem Twitter? No meu caso preciso avisar que acredito que o mundo seria melhor sem a rede social que hoje tenta se chamar de X, mas não consegue.
Neste fim de semana Elon Musk atentou mais uma vez em prol daqueles que ameaçam a democracia no Brasil. Os ditos conservadores querem te calar, mas querem que suas vozes sejam amplificadas por uma rede minúscula, mas barulhenta. Para ele o Brasil está perto de uma ditadura, e tal argumento é alardeado por aqueles que negam o Golpe de 64. Aparentemente, para eles, quando não estão no poder tudo pode ser considerado ditadura… Menos o que eles fazem, obviamente.
Honestamente não me importo com a rede social X (mas o nome é Twitter), por mim ela poderia simplesmente deixar de existir neste momento. Sua notória toxicidade a faz uma rede social que merece morrer e levar os milhões de seu dono para o lixo. Sinto por quem ganha dinheiro por essa rede, mas é melhorar preparar o salva-vidas antes que este navio afunde.
O ataque de Elon, um dos maiores bilionários do mundo, em forma de tweet contra nossas leis deve ser levado a sério. Não por sua importância, mas para mostrar que um troll da internet, que nem brasileiro é, não poderá interferir em nossa democracia.
Sem mencionar que boa parte dos usuários do Twitter torcem para que a rede acabe. Isso não é por acaso e monstra o descontentamento com a rede que impulsiona discursos de ódio. Torço para um dia clicar no link e ser avisado de que o serviço não está disponível no Brasil… Hoje ainda preciso da rede para mostrar meu trabalho, mas é certo que isto seria uma vitória, afinal os bots e extremistas não teriam um buraco para se esconder no esgoto da internet.
Um mundo sem Twitter seria interessante pelo fato de fazer um bilionário chorar e, adicionalmente, uma parte da repercussão de fake news da extrema direita iria simplesmente sumir. Acredito que as pessoas que têm medo do PL das Fake News não irão gostar, mas nossa sociedade irá rumar para um caminho melhor… Só espero que não seja o Facebook.
Desmentir mentiras do Zap e evitar que o discurso de ódio ganhe repercussão no Twitter deveriam ser as prioridades dessas redes. Não é, apenas o lucro interessa, dane-se o que acontece com os seres humanos que a utilizam. Lutar contra a desinformação é um exercício diário e, por isso, torço para que o Brasil Parasita aumente e se torne um movimento transformador. A democracia agradece.
Pensamento do Dia
THIS IS BRAZIL ELON, e o Crepúsculo de F nem começou… Quer dizer, começou, mas ninguém viu.