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Tridecágono do Vilão

Conheça o oposto da Jornada do Herói: O Tridecágono do Vilão!

O renomado estudioso estadunidense Brian David Gilbert deu para o mundo uma dádiva pouco divulgada. O Tridecágono do Vilão, que se opõe à Jornada do Herói, merece o devido respeito e até a mesma notoriedade que sua contraparte.

Mecânicas de storytelling são corriqueiras hoje em dia pois alguém inventou que tudo e em qualquer lugar você pode contar uma história cativante que irá te fazer ganhar milhões de dinheiros. Acontece que tal afirmação é mentirosa e inescrupulosa, fazer uma história boa se tornar uma ferramenta de marketing é com certeza algo que algum vilão faria… e o Tridecágono do Vilão de Brian David Gilbert prova isso!

Tridecágono do Vilão - Brian David Gilbert - Blog Farofeiros

A seguir apresentamos de maneira contextual e pela primeira vez na língua portuguesa todo o aparato teológico aplicado à teoria. Afinal tão metodologia poderá ser aplicada em qualquer história que a humanidade produziu ou irá produzir. Porém, fica o aviso, ao entender que a ferramenta se aplica a qualquer história você poderá encontrar spoilers de todas as histórias que ainda não terminou de ler.

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Para que o herói tenha sua jornada é preciso que o vilão inicie o seu tridecágono com seus treze passos definidos e imutáveis. Exatamente isso, não há herói se não houver um vilão.

Tridecágono do Vilão - Brian David Gilbert - Diablo IV - Blog Farofeiros

Tridecágono do Vilão

de Brian David Gilbert

mal adaptado e traduzido porcamente por Rodrigo Castro

1. Seja contactado por uma versão futura sua.
2. Ganhe a habilidade de viajar no tempo (ou algo relacionado).
3. Aprenda a lidar com grandes forças.
4. Encontre um aprendiz.
5. Torne-se um adepto sem ética da ciência.
6. Torne-se uma cobaia desses experimentos científicos sem ética.
7. Divida-se em duas personas (ou mais, depende do contexto).
8. Encontre um aprendiz inocente para se tornar um peão.
9. Falhe.
10. Crie uma organização para iludir um jovem para que ele cometa um genocídio para criar uma nova versão da grande força aprendida no item 3.
11. Falhe novamente.
12. Una-se a sua versão do passado do item 2 para conseguir mais poder para atingir seu objetivo principal.
13. Variação entre vitória e derrota. A verdadeira maneira como a história deve chegar ao fim.

Assim a história se completa, tudo se refila e o mito pode continuar o mesmo até seu derradeiro reboot. Podemos utilizar esse modelo em diversas figuras do mundo ficcional: Darth Vader, Juge Voleur, Primícias, Voldermort, Immortan Joe entre outros.

Amém.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

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