Categorias
Filmes

Thunderbolts* ou Novos Vingadores?

Thunderbolts* me surpreendeu, confesso que esperava algo pior do que Capitão América: Admirável Mundo Novo, mas não foi isso que vi. Assustadoramente assisti algo muito melhor do que esperava e nem acredito que este será um texto onde não irei esculhambar a Marvel Studios. Sim, esse filme tinha tudo para dar muito errado.

O filme é perfeito? Longe disso. O filme é o melhor da Marvel Studios? Não. Mas o que faz ele bom então? O básico.

Até o básico é algo difícil de se fazer hoje em dia.

O modo como a história é contada, como os personagens interagem e as informações são jogadas para o espectador é razoável o suficiente para você se importar com eles e se divertir. Nem acredito que estou falando bem de um filme de boneco…

Antes de me adiantar ainda mais serei direto: pode ir assistir o filme tranquilamente. É sombrio, é engraçado, tem ótimas cenas de ação e os atores são muito bons… É uma típica aventura de super-herói, mas é uma boa, mesmo assim, é mais do mesmo – de novo.

A seguir surgirão spoilers de Thunderbolts*.

Tudo gira em torno dos operadores de atividades secretas do governo dos EUA ao redor do mundo executados por mercenários. Senadores (incluindo o congressista Soldado Invernal) daquele país se movimentam para investigar essas atividades comandadas pela CIA. Tal movimentação desespera a diretora Valentina Allegra de Fontaine a ponto de querer destruir todas as provas que possam existir de suas atividades consideradas ilegais.

O que me incomodou no roteiro é que os EUA usam mão de obra super-humana para atacar diversos países no mundo e tá beleza, ninguém contra-ataca ou retalia. A gente depende da “democracia” do United Mistakes of America para que tudo seja controlado… Meio parecido com a vida real né?

Para acabar com qualquer prova dessas atividades ilegais a CIA contrata Yelena Belova (Viúva Negra) para matar Ava Starr (Fantasma), que foi contratada para matar Antonia Dreykov (Treinadora), que foi contratada para matar John Walker (Agente Americano), que foi contratado para matar Yelena Belova. E não isso não é piada do Guardião Vermelho em seus serviços de limosine.

É a mesma coisa de sempre, com um adicional impressionante de herói/vilão. Sentinela é uma adição incrível e, mesmo sem ter sua origem igual a dos quadrinhos é um personagem extremamente interessante e que dá profundidade e complexidade à trama.

A luta interna entre Sentinela e Vácuo é intensa e carrega muito a trama. Mas, é importante lembrar mais uma vez, é tudo muito básico, não há tanta profundidade nem assustador demais… Quer dizer, os olhinhos brancos do Vácuo é uma coisa de doido.

Achei melhor do que Capitão América: Admirável Mundo Novo? Sim, achei. A Marvel Studios voltou? Acho que não. Não é preciso mudar o público, mas a fórmula precisa ser melhorada e se não houver nada mais profundo, nada fará sentido. Só espero que este não tenha sido um filme apenas para ter uma cena no final dos créditos, as consequências do que ocorrem nele podem ser muito mais interessantes do que imaginamos.

Ah, o filme é engraçado também. Às vezes.

Por que Thunderbolts* tem o asterisco no nome?

Thunderbolts* tem esse asterisco no nome pois a equipe muda de nome no final do filme. A equipe se torna os Novos Vingadores – apoiados e gerenciados pelo governo estadunidense. Não vejo tal visão de marketing como algo desesperado, vejo a Marvel Studios cautelosa em utilizar novamente o nome Vingadores em um filme que não é dos Vingadores… Mesmo que morem na torre dos Vingadores e se chamem Vingadores.

Lembro ainda que em 2021 já havia boatos sobre um filme dos Vingadores Sombrios, bem, podemos dizer que tivemos quase isso.

Além disso um plot menor mostra uma briga pelo nome da equipe, já que o Capitão América quer montar seus próprios Vingadores. Adorei a ideia de Sam Wilson processando o governo americano pelo uso do nome.

A cena pós créditos de Thunderbolts*

A cena pós-créditos é uma das melhores já produzidas pela Marvel Studios por ser pura diversão. Bob ainda é engraçado com aquela cara de panaca extremamente socável e, para minha alegria, o escudo do Agente Americano está todo torto ainda. Guardião Vermelho é uma estrela sem dúvida, mas ver o foguetinho com o número 4 na tela da torre dos Novos Vingadores.

A cena, inclusive, foi dirigida pelos Irmãos Russo, diretores de Vingadores: Doomsday. E os atores dos Novos Vingadores estão mais que confirmados para o filme.

Mas o que ela significa? Para mim o que vimos é o final do filme do Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, onde simplesmente o Quarteto Fantástico não conseguiu defender seu mundo de Galactus e acabou indo para outra dimensão, outra linha do tempo.

Será que já podemos falar em incursões iguais às de Guerras Secretas nos quadrinhos? Afinal, precisaremos de Novos Vingadores depois dessa bagunça toda.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *