Categorias
Games

Terra Nil

Terra Nil me irritou. Sério.

Preciso confessar logo de cara que me senti enganado por Terra Nil. Aparentemente não entendi a comunicação do jogo, não li direito a página na Steam e vi errado o trailer. Para mim renovar a Terra, aumentar o verde em áreas desoladas, deveria ser um jogo tranquilo e relaxante… Acontece que é exatamente o contrário.

Não posso falar que o jogo é ruim, obviamente ele tem defeitos, mas ruim talvez seja uma palavra forte demais. Talvez o jogo cobre mais do que deveria do jogador atraído pelo seu visual e temática supostamente relaxante. Isso me irritou bastante.

Aprender a jogar Terra Nil é um desafio por si só pois seus tutoriais se mostraram incompletos. A maioria das situações não está – literalmente – no “livro” que irá te guiar durante sua breve jornada. O jogo em sua totalidade pode ser concluído em poucas horas dependendo da sua sorte com a mecânica. Já mencionei que fiquei irritado com isso?

São apenas 4 mapas bem pequenos com 2 variantes de cada um. Infelizmente os 8 cenários são pouco variados e exigem uma repetição extremamente cansativa. Posso dizer que suas missões lembram grind, mas não há o que recolher, a recompensa é sair daquele mapa.

As unidades são poucas e limitadas para cada mapa, a técnica que você aprendeu anteriormente terá pouca utilidade à seguir. O radar para de vida selvagem é estranho e por vezes a quantidade de ícones na sua tela atrapalha.

O visual, a música, a arte, tudo denota relaxamento, menos suas mecânicas e objetivos. Os tutoriais atrapalharam tanto que fui movido à chegar aos 100% de renovação do planeta pela força do ódio… Foi aí que descobri que no final não há nada. Não houve espaço para frustração, fiquei literalmente irritado com o jogo.

Não sei se esperava demais do jogo, infelizmente a maioria dos reviews que vi pouco se atentaram ao básico da jogabilidade, reforçando que o visual era lindo como se isso fosse o bastante. Até este review foi complicado de se fazer devido ao esvaziamento do jogo. Poxa Devolver.

O preço do jogo não tem ajudado também, o comprei em uma promoção na Steam, mas seu preço normal para PC é atualmente de R$ 100 73,99 (o jogo também está disponível pela Netflix Games). E preciso deixar claro que de forma alguma este valor é apropriado para um jogo de pouco mais de quatro horas de jogo (isso se você for ruim como eu).

Não há engenharia, não há lógica no sistema “ecológico” utilizado no jogo, mas aparentemente a gambiarra salvará o planeta em Terra Nil. Até apreciar o mapa esquisito que você renovou ao final da partida me irritou neste jogo.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *