Categorias
Quadrinhos

Quem é o Batman de Zur-En-Arrh

Zur-En-Arrh é um Batman – basicamente. É complicado.

O escritor Chip Zdarsky recentemente, em Batman #126, trouxe para os holofotes um estranho personagem criado por France Herron em 1958. Trata-se de Zur-En-Arrh, que é o Batman (ou um Batman), só que diferente.

Isso mesmo, o personagem é o Batman, no corpo de Bruce Wayne, mas com outra persona. Porém hoje em dia o personagem é um tanto diferente do que aquele criado décadas atrás, esta roupagem moderna pode ser creditada à Grant Morrison e Tony Daniel.

Possíveis spoilers de arcos de história ainda inéditos no Brasil podem surgir.

A origem de Zur-En-Arrh

Batman de Zur-En-Arrh - DC Comics - 1 - Blog Farofeiros

O psiquiatra Simon Hurt deu a Bruce Wayne um gatilho hipnótico conectado à frase “Zur-En-Arrh”. Essa personalidade backup é programada para pilotar seu corpo caso sua personalidade seja subjugada ou subvertida.

Porém, quando o Doutor Hurt trabalha junto de Luva negra um plano é estabelecido. Com a ajuda de drogas e ao ativar a personalidade backup, liberam pelas ruas de Gotham um jovem Bruce Wayne sem memórias e adota essa nova personalidade bem diferente do que estamos acostumados.

O próprio Zur se descreve como sendo o Batman sem Bruce Wayne na equação. Extremamente ágil e violento essa personalidade é um assassino com todas as habilidades do Batman.

À prova de falhas?

Batman de Zur-En-Arrh - DC Comics - Failsafe - Blog Farofeiros

Hoje, no arco Failsafe, de Chip Zdarsky e Jorge Jimenez, Zur-En-Arrh ganha novo protagonismo.

Lembra-se da história onde Batman teria um plano de contingência contra todos os membros da Liga da Justiça? Estou falando do plano de contingência Agamenon, para cada membro da Liga um plano elaborado para detê-lo caso a pessoa saísse de controle. Seria muito triste se tais planos caíssem nas mãos de Ra’s Al Ghul, não é mesmo? ?

Mas algo que sempre me perguntei agora ganha uma resposta: e se o Batman saísse da linha? Havia um plano de contingência contra o Batman?

A resposta é sim, e o nome deste plano é Failsafe – ou à prova de falhas – mas há um detalhe muito importante nessa história. Não foi Batman/Bruce Wayne que criou tal plano, mas Zur-En-Arrh. O Batman que ri curtiu isso.

Bruce não poderia criar algo que realmente destruísse o Batman, então o que o protegeria mentalmente criou e apagou a memória disso. Tudo muito simples e cotidiana na história de qualquer super herói.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *