Quem é Mojo na Marvel Comics?
O vilão dos X-Men poderá ter um papel importante no MCU em breve e por isso é preciso que você saiba quem é Mojo e de onde ele veio. Explicamos essa teoria ao final deste artigo, mas é inevitável não amar – ou odiar – este repulsivo monarca de outra dimensão. O personagem é ligado diretamente aos mutantes da Marvel Comics, mas já deu muita dor de cabeça para muita gente nos quadrinhos.
A seguir exploramos um pouco da sua história nos quadrinhos, afinal sempre há boatos de que ele ou Mefisto estejam envolvidos em alguma novidade do MCU devido ao absurdo da história. E se tem absurdo envolvido você pode ter certeza que este bizarro vilão pode estar envolvido.
Vilão extra dimensional nos quadrinhos
Mojo é um tirânico governante da raça Sem Espinha, que só começou a evoluir a partir do momento que o cientista Arize criou exoesqueletos para que pudessem se mover. Tal tecnologia acabou desenvolvendo a raça de maneira que ultrapassou o desenvolvimento local, o que transformou Mojo em um regente pouco peculiar.
Para satisfazer os desejos dos Sem Espinha o cientista Arize, novamente, criou uma raça humanoide geneticamente engenhada para serem escravos. Porém, dentro dessa programação, foi colocado o desejo de se rebelar contra o sistema. O cientista foi banido quando se recusou a construir armas para a raça opressora.
A estrutura de poder dessa dimensão é baseada na indústria televisiva e Mojo se tornou um líder por controlá-la junto o tráfico de escravos. O planeta e a dimensão/universo são nomeadas em sua “homenagem”, Mundo Mojo e Mojoverso. Ao seu lado sempre se pode ver Major Domo que controla as finanças e comanda os serviçais do tirano, apesar de seu modo sarcástico ele é totalmente leal à administração do tirano.
A partir deste ponto a história de quem é Mojo se confunde com a de seu principal rival: Longshot, um de seus melhores dublês de ação – com o estranho e divertido poder da “sorte” – que acabou se tornando o líder da rebelião. Em uma das batalhas o herói é forçado a sair do Mojoverso e acaba caindo na Terra 616 e com a ajuda de Doutor Estranho e Rita Ricochete (apaixonada por Longshot e alter ego de Espiral) derrotaram o vilão.
É importante especificar de qual universo estamos falando pois segundo o próprio Mojo não há contrapartes universais dele e dos habitantes do Mojoverso, assim eles seriam únicos em todo o multiverso. Apesar disso uma versão não alienígena e bem menos poderosa surgiu em Ultimate X-Men que padeceu aos “cuidados” de Xavier. Os X-Men deslocados no tempo também tiveram um encontro com a vossa obesidade.
E assim começa a longa – e absurda – jornada de um tirano que usa a televisão como arma atrás de novas atrações na Marvel Comics.
E os X-Men?
Para dominar a audiência, o tirano rouba seres de outras dimensões e os transforma em programas televisivos dos mais diversos formatos. Foi assim inclusive que o vilão encontrou um de seus maiores sucessos: os X-Men da Terra 616.
Em uma das primeiras histórias com os mutantes da Marvel Comics Mojo sequestrou Betsy Braddock, a Psylocke, que, no momento, estava cega. Para atrair a moça o vilão ofereceu novos olhos cibernéticos que foram aceitos, após o transplante os Novos Mutantes originais resgataram-na… Porém o plano de Mojo não era tão bondoso, sem o consentimento de Betsy os olhos implantados eram na verdade câmeras interdimensionais que possibilitaram a gravação e transmissão de tudo que a mutante fazia.
Porém Mojo retorna ao poder e envia Longshot completamente sem memórias para a Terra para se juntar aos X-Men. O plano era escravizar os mutantes transformando-os em crianças, porém os Novos Mutantes novamente surgem e resgatam a outra equipe. O detalhe desta trama é que apesar da visível vitória dos mutantes isso acabou alavancando a audiência do vilão que teve sua influência política ampliada em seu mundo.
Outra mutante que foi manipulada por Mojo foi Rachel Summers, mas tal domínio durou pouco. Isso ocorreu pouco antes de um “sumiço” dos X-Men por terem supostamente morrido para o Adversário na saga Queda dos Mutantes. Sem receber transmissões de Betsy e louco para aumentar a audiência, o vilão é aconselhado a criar seus próprios X-Men que pudessem ser melhor controlados. Muitas versões surgem diante dele e foram mortas em seguida, com exceção dos X-Babies. A versão infantil dos mutantes foi um sucesso instantâneo, mas logo se rebelaram e levaram Rita com eles.
O fracasso do tirano com os X-Babies nunca foi superado ao ponto de que praticamente todo X-Men tinha uma contraparte infantil rebelada no Mundo Mojo. Para combater os X-Babies o vilão decidiu criar os Vingadorzinhos e, obviamente, eles também se rebelaram. Aparentemente cópias infantis dos vilões de Era da Apocalipse também quebraram o domínio de “mojiano” e acabaram destruindo grande parte daquele mundo. A ameaça só se resolveu com a ajuda de Longshot e dos Exilados.
Estes são apenas alguns exemplos da influencia e do poder que Mojo tem no Universo Marvel. Wolverine e Homem Aranha e até Howard o Pato já tiveram o “prazer” de cruzar essa gordurosa abundância amarela também.
Uma resposta em “Quem é Mojo?”
[…] Algumas teorias colocavam Mephisto, o diabo da Marvel Comics, mas o que gostei de imaginar foi que Mojo poderia ser a face grotesca do […]