Farofeiros, farofeiras e farofeires, a internet é algo extremamente volátil e frequentemente as coisas somem. Não sei se chega a ser triste, mas quando um site morre dificilmente sua história é mantida e – pior ainda – talvez nem seja mais lembrado.
Você sabe que estou na internet faz tempo… Mais tempo do que você provavelmente e, por isso, vi muita coisa e vivi outras tantas. Basta dizer que acessei internet com conexão discada, usei chat do Uol para arrumar namorada e até tive um site com Gifs animados duvidosos no GeoCities. Disso tudo sobrou apenas a lembrança de ter que pagar internet por hora.
Vivi o Portunhol Day no Twitter, vi o boom de podcast “nerd” com o Jovem Nerd, assisti de camarote a ascensão e queda dos blogs – com menções honrosas ao LOL HEHEHE e Cocadaboa. Usei o Cadê e o AltaVista para buscar trabalhos de faculdade e fiz e-mail no Yahoo em 1998.
O FAROFEIROS foi um retrato de todas essas mudanças, comecei fazendo eu mesmo o site na unha utilizando o FrontPage… Até tentei aprender mais que HTML mas definitivamente não consegui avançar nessa área. Redes sociais vieram e foram embora, nossa comunidade no Orkut dá saudades e o Fórumfeiros era algo que deveria ter vingado.

Para as notícias sempre consultei diversos sites, principalmente estadunidenses. Alguns eram grandes, mas outros bem pequenos, com layout duvidoso e feito do jeito que dava mesmo. Sempre senti orgulho de mencionar as fontes e sempre coloquei link para os referidos.
Essa semana me deparei com uma triste notícia quando percebi que uma das minhas primeiras fontes de notícias online simplesmente sumiu. O Comics Continuum era um site simples que falava sobre o mundo dos quadrinhos e do cinema… E simplesmente sumiu, assim como Rob Allstetter, seu criador.
Buscar pelo site e seu criador só me entristeceu mais: no Reddit tem gente preocupado com a vida do autor! Mas o pior mesmo é que a postagem é de seis anos atrás em uma rede social… E só agora entendi que alguma coisa está errada, já que o domínio também já não leva mais para o site.
É triste quando um site morre, não pelo site em si, mas pelo trabalho que alguém dedicou simplesmente sumir. Tenho medo de que isso aconteça com o FAROFEIROS, por isso sempre tento coisas novas, mas talvez não tenha como fugir do destino final. Talvez as coisas dependam mais de você do que de mim,
Será que você vai se lembrar do que é Ligma sem mim?