Categorias
Colunas

Porque você deveria conhecer Abigail Thorn

Você conhece Abigail Thorn?

Anohni é uma artista trans britânica que ficou conhecida como a vocalista da banda Antony and The Johnsons. Ela começou a banda em 1995, inspirada pela ativista trans Marsha P. Johnson. Seu primeiro álbum, Antony and The Johnsons, foi lançado em 1998 pela gravadora Durtro, do músico experimental David Tibet.

Em 2005, ela ganhou o prêmio Mercury Prize pelo seu segundo álbum, I Am a Bird Now, que contou com participações de Lou Reed, Rufus Wainwright, Boy George e Devendra Banhart. Suas músicas exploram temas de dualidade e transformação, com uma voz delicada e emotiva.

Em 2016, ela foi a segunda pessoa trans indicada ao Oscar de melhor canção original por “Manta Ray”, do filme Racing Extinction, mas boicotou a cerimônia por não ter sido convidada a se apresentar no evento. Anohni é uma artista engajada em causas sociais e ambientais, e seu último álbum solo, Hopelessness, lançado em 2016, é um manifesto político contra um sistema opressor de minorias.

A canção Hope There’s Someone é uma das mais famosas de Antony and The Johnsons. A apresentação dela no programa Later…With Jools Holland na BBC foi uma das mais marcantes da carreira de Antony and The Johnsons. O programa é um dos mais prestigiados da música britânica, e reúne artistas consagrados e novos talentos em performances ao vivo. Anohni cantou a música acompanhada apenas pelo piano, em uma interpretação emocionante e intensa, que deixou o público e os outros músicos impressionados.

A apresentação foi transmitida em 2005, no mesmo ano em que a banda ganhou o Mercury Prize pelo álbum I Am a Bird Now. A música foi elogiada pela crítica e pelo público, e se tornou um dos maiores sucessos de Antony and The Johnsons. A música também foi usada no filme The Secret Life of Words, de Isabel Coixet.

A música fala sobre o medo da morte e da solidão, e as questões metafísicas sobre o destino da alma e a existência de um ser superior. E a filosofia, em que a metafísica é um dos ramos mais destacados, é o ganha-pão de outra artista, igualmente britânica e igualmente trans: Abigail Thorn.

Abigail Thorn é filosofa e YouTuber, criadora do canal de Philosophy Tube, que tem mais de um milhão de inscritos. O canal começou em 2013 como uma forma de oferecer lições gratuitas de filosofia, mas se tornou mais teatral em 2018, incorporando cenários, figurinos e maquiagem dramáticos. O canal aborda temas como ética, política, religião e gênero. Abigail Thorn se assumiu como uma mulher trans em janeiro de 2021, com dois vídeos: Coming Out As Trans – A Little Public Statement e Identity: A Trans Coming Out Story.

Ela também é uma ativista social e ambiental, e já fez discursos em protestos em favor da saúde transgênero. Ela também é uma atriz e dramaturga, e escreveu e protagonizou a peça The Prince, baseada em personagens de William Shakespeare que se tornam conscientes de sua condição trans. Ela se identifica como lésbica desde fevereiro de 2022. Também participou de outras produções como Django (Sky), Ladhood (BBC3) e Kill James Bond (podcast).

Mas você quer conhecer uma outra artista trans incrível? É a fenomenal Brisa Letro, que contribuiu no presente texto, a quem enviamos os nossos sinceros agradecimentos!


Mas você também pode aprender como sobreviver num mundo pós-apocalíptico. É sério.

Por Alessandro F. Rodrigues

William Foster cosplaying Ferris Bueller.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *