Categorias
Games

Pewdiepie ainda é o melhor?

Depois de uma série de piadas racistas é preciso perguntar, Pewdiepie ainda é o melhor no que faz?

Quando escrevi esse texto originalmente em 2017 acredito não ter entendido a real extensão de algumas atitudes online de algumas pessoas. Pewdiepie ainda é o melhor no que faz? Talvez, mas o que ele faz é criar situações em vídeo para gerar visualizações. Isso não quer dizer que moralmente ele está certo ou não. Esqueci de olhar o principal lado nessa situação toda: o do ofendido.

Lembro que, na época da publicação original deste texto, de ter sido questionado sobre meu posicionamento por amigos. Justifiquei, acreditando no ponto de vista do youtuber, que estaria sendo sincero. Bem, fui ingênuo e, principalmente, cego. Por isso mesmo recomendo demais o vídeo abaixo falando de Racismo nos Games.

O vídeo está em inglês, mas se precisar ative a tradução do Closed Caption para entender todo o contexto. Vale MUITO a pena.

Não tenho lugar de fala, mas tenho tentado consumir mais conteúdos diversos que apresentem questões importantes e factuais da situação. Em 2023 conheci o canal Foreign Man in a Foreign Land e o vídeo abaixo me fez querer vir até meu blog e alterar totalmente um texto publicado anos atrás.

O racismo nos jogos de videogame é conhecido por todos. Você já viu ou ouviu algo racista em português no chat de algum jogo multiplayer. Histórias de jogos não se esforçam muito para serem antirracistas.

Aqui no FAROFEIROS já comentamos que elfo negro existe, já falamos da escolha racista do Mancha Solar no filme dos Novos Mutantes, denunciamos jogos racistas no Google Play… Tentamos lutar contra o racismo diariamente e, de certo, precisamos lutar muito mais.

Por isso mesmo manter uma defesa de alguém que foi racista e ainda gerou muito engajamento – e dinheiro – com isso me parece inapropriado com o que acredito. Não basta não ser racista, devemos ser antirracistas em todo lugar e o tempo todo.

No Brasil gosto muito de indicar o trabalho do Load, que sempre traz um questionamento oportuno independentemente do tipo de conteúdo ou do canal que ele estiver atuando. Esse react do Load não é só importante, é necessário.

Não acredito que tenha mudado de opinião, sempre fui contra o racismo. Mas preciso apontar que minha visão ainda é limitada quanto ao problema e que ainda estou aprendendo. Não tenho problema nenhum de mudar algo que falei para que reflita corretamente aqui que acredito. Se preciso mudo muito mais.

Então amiguinho, antes de questionar se Pewdiepie ainda é o melhor youtuber questione suas motivações e ideologias. Afinal, tudo é política.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *