O ano só começa depois do carnaval? A pesquisa da indústria brasileira de games não foi publicada, e aí ABRAGAMES?
A ABRAGAMES, a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games, surgiu em 2004 com diversos compromissos interessantes para o mercado nacional de games, entre eles a interlocução com o Governo e universidades além da centralização das informações e ações das produtoras nacionais. Para isso ocorrer de maneira eficiente são preciso dados, porém, a pesquisa da indústria brasileira de games não foi publicada até hoje pela organização.
A nota do Drops de Jogos aponta diversos problemas, o primeiro deles aponta que a divulgação da pesquisa estava inicialmente prevista para ser divulgada entre Junho e Agosto de 2023, o que não ocorreu. Segundo o Drops de Jogos a ABRAGAMES fez pedidos nas redes sociais e por e-mail para os desenvolvedores, mas em Outubro a pesquisa foi reaberta.
Em meio a conturbadas mudanças da empresa contratada pela ABRAGAMES para a pesquisa há o risco de apagão de dados na indústria de games nacional. Uma pesquisa de mercado deste nível é importante para nortear investimentos e apontar fatores que precisam de melhora. A pesquisa do ano de 2023 não saiu em 2023 e não há informações até o momento quanto a sua divulgação.
Até o momento foi lançado apenas o chamado fact sheet com poucas páginas e muitos erros – como apontado pelo Drops de Jogos. Ainda é importante lembrar que outras pesquisas como Identidade Gamer e TIC, governança da internet, gênero, raça e diversidade, são importantes, mas é preciso muito mais para realmente tomar medidas efetivas. A pesquisa da indústria brasileira de games é parte de um estudo importante para o desenvolvimento nacional. Mesmo políticas apontadas no Lula Play só serão eficazes se implementadas com os devidos estudos.
Acredito que seja importante lembrar que a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) reportou que prorrogou – ao fim do governo Bolsonaro – um convênio de R$ 8,8 milhões com a ABRAGAMES segundo a coluna de Guilherme Amado. Originalmente o convênio duraria até Dezembro de 2022, agora irá até Dezembro de 2024.
A indústria global de games passa por uma crise que gerou uma onda de demissões no mundo todo, os reflexos dessa crise precisam ser analisados com cuidado no Brasil também. Já vimos que o assunto foi totalmente ignorado no The Game Awards, um estudo do mercado nacional não pode fazer o mesmo.
Atualização 07/01/2024: A ABRAGAMES respondeu à questionamentos do Drops de Jogos.