Onda de calor afeta produção de conteúdo, mas não é só isso.
Este texto não vai atrair muita atenção e, na verdade, deveria ser um vídeo… Mas não vai dar para fazer, dizer que a onda de calor afeta produção de conteúdo é só a ponta deste iceberg que já derreteu.
A gravação do Farofeiros Cast é o principal afetado aqui na nossa praia e a culpa é toda minha. Hoje será a primeira vez que não haverá podcast na semana e a culpa é toda dessa onda de calor maluca.
Moro em um prédio antigo onde, mesmo se eu quisesse, não é possível instalar ar condicionado. Então durante a gravação fico no meu “estúdio” com duas luzes na minha cara e o computador (com a torre aberta para ventilar mais) esquentando o ambiente. A janela que tem nesse ambiente é pequena e honestamente não sei o motivo de ter tão pouco vento aqui…
Quer dizer, sei sim.
Um dos responsáveis pela onda de calor é o ser humano querer asfaltar tudo para fazer o “progresso” chegar em todo canto. Com isso chega também enchentes, transporte público (que não é público pois você paga), e falta de estrutura em diversos âmbitos: seja na energia elétrica, seja na água e esgoto.
O acúmulo de dióxido de carbono e outros gases que podem causar o efeito estufa são apontados como os principais motivos dessa onda de calor. Queima de combustíveis fósseis e desmatamento são bons exemplos como a urbanização mal feita (beijo Guarulhos) pode piorar a situação da sua cidade e do planeta todo. O ser humano está falhando ao lidar com esses problemas.
As mudanças climáticas hoje são culpadas por não estar gravando o podcast hoje. Enquanto escrevo esse texto sinto o ar quente da ventoinha do computador no meu braço e até penso que isso deveria ser um vídeo. Mas o pobre computador não iria aguentar o tranco nesse calor. Orgânicos e sintéticos já colhem o que o ser humano tem plantado nos últimos séculos.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia há mais de 2,5 mil municípios afetados pela onda de calor, mais da metade classificados com grande perigo. Isso significa que algumas áreas terá a temperatura no decorrer da semana ficará entre 10 e 15 graus acima das médias históricas segundo o MetSul.
Digo tudo isso para lembrar que ano que vem tem eleições municipais e seus vereadores e prefeitos precisam ter uma agenda ecológica para justamente evitar que a situação piore. Sabe o que é pior? Pode piorar muito!
Em 2022, ocorreram 61.672 mortes atribuíveis ao calor só na Europa.
A onda de calor afeta produção de conteúdo, mas pode, principalmente, mudar completamente como vivemos no planeta Terra. E lembre-se que Elon Musk não vai te colocar num foguete para habitar uma mansão em Marte.
Hidrate-se, cuide-se e vote pensando na sua cidade como um organismo vivo ou não vai sobrar muita coisa para contar história.