Categorias
Quadrinhos

O novo Superman “brasileiro” da DC

Conheça um pouco mais do novo Superman “brasileiro” da DC Comics.

O Universo Absoluto tem se mostrado uma interessante versão de seus super-heróis, mas não por serem mais obscuros, mas sim pela complexidade de suas histórias. Batman aqui, não é rico. Mulher Maravilha aqui, não é bem uma amazona. Ambos são mais do que são suas versões tradicionais, e o novo Superman “brasileiro” da DC Comics também.

A seguir trarei algumas informações mínimas, alguns podem considerar spoiler por algum motivo.

Kal-El não foi enviado de Krypton para a Terra quando bebê. Aqui ele conheceu seus pais, cientistas que tiveram seus títulos aristocráticos caçados por tentarem levar mais igualdade para seu mundo. Nesta Krypton a hierarquia social é tão importante que eles usavam S no peito que demonstra sua Serventia e sua vergonha por serem “inaptos” e apenas poderem estar em uma casta “baixa” da sociedade.

O novo Superman brasileiro da DC - Faxineiro e garçon server as outras classes sociais com o S em seu peito - BLOG FAROFEIROS

Ainda não sabemos como Kal-El chegou à uma parte nevada e cheia de diamantes no Brasil. Mas vemos nesta primeira edição que algo errado aconteceu em seu planeta.

Jason Aaron tem um trabalho controverso, por vezes muito elogiado, outras vezes nem tanto. Dessa vez ele quis dar ao super-homem da DC Comics um tom de imigrante a mais ao personagem, e assim temos um Kal-El brasileiro (mais ou menos).

Mesmo assim uma breve pesquisa mostraria ao autor que onde poderia haver “minas de diamantes”, ao norte do Brasil, neve não é um problema nas favelas do país. Porém a dominação da Lazarus Corp mostra como muitas megacorporações podem trazer luxo para alguns e sofrimento para outros.

O novo Superman brasileiro da DC - Kal El sorrindo para você com olhos vermelhos em um corte de busto - BLOG FAROFEIROS

A empresa prometeu R$ 1.500 de salário para mineiros, sendo que a mina rendeu cerca de US$ 200.000.000 no último ano. Além disso os trabalhadores sempre estão na mira dos Pacificadores: homens armados até os dentes para manter a ordem… e a serventia dos trabalhadores.

Com Lazarus Significa Paz escrito em seus tanques um exército surge para enfrentar o último filho da Dinastia El. mesmo assim Kal-El tenta salvar aqueles humanos da tirania, mesmo sabendo que seus motores a combustão, fanáticos religiosos e armas termonucleares seriam seu fim. Os seres vivos deste planeta nunca estarão a salvo.

Particularmente tenho me irritado muito com os quadrinhos gringos ultimamente, não à toa mangás tem vendido mais que os comics. Fui criado lendo estes mitos e suas histórias são cada vez mais confusas e pouco empolgantes. O Universo Absoluto tem se mostrado mais complexo, intrincado, com problemas que podemos traçar parâmetros com o real… Fica claro para mim que o Superman não é só um ET com um S no peito, ele é um sobrevivente e vai fazer o possível para impedir que os mais fracos sofram… Exatamente como todos nós deveríamos fazer.

O novo Superman brasileiro da DC - Kal El andando em sua direção de cabeça abaixada - BLOG FAROFEIROS

A história poderá degringolar daqui para frente, mas Absolute Superman #1 (com roteiros de Jason Aaron e arte de Rafa Sandoval) me fez ter eSperança no personagem.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *