James Gunn conseguiu. O legado do Superman parece que finalmente foi reestabelecido em um filme que mostra que o maior poder de Kal El é sua humanidade. Tudo que foi criado por Zack Snyder foi enterrado e esquecido (pelo menos por enquanto).
Não achei que estaria feliz falando do filme neste momento. Não, Superman de James Gunn não é perfeito, nem é o melhor filme de super-herói já feito, mas é o filme que o personagem merecia. Seu apelo mais que atual transborda em todas as cenas, confesso que estava muito pessimista com este filme, mas este Superman é tudo o que os fãs precisavam.
A história é boba, simples, mas eficiente. A Gangue da Justiça me irritou demais, mas é nisso que o Guy Gardner é bom. A função dessa equipe no novo universo DC nos cinemas é um mistério, mas parece funcionar… Quer dizer, tirando os gritos da Mulher Gavião e a cara de perdido do Sr. Terrífico.
Lex Luthor é o ultra rico da sua vizinhança, aquele que vende mentiras para um governo que não entende o que está acontecendo com o mundo. Certamente já deve existir pessoas por aí defendendo o ponto de vista de Luthor, e sim, já chamaram o Superman de woke.
A onda “anti woke” só mostra que nunca entendeu a história do Superman… E acredito que o Krypto irá irritar muito esse pessoal sem empatia alguma no mundo real.



Aqui no FAROFEIROS sempre comentamos da dificuldade de pessoas de direita (e extrema direita) entenderem as nuances da vida. Isto não é uma questão cognitiva na minha opinião, é uma algo moral. Pelo princípio da solidariedade as pessoas deveriam ser mais cuidadosas ao comentarem (ou brigarem) sobre algo que não conhecem na internet ou no mundo real. Mas estamos no planeta Terra em 2025, tudo é woke, narrativa, ideologia e se não sou de extrema-direita é porque sou comunista.
É isso ou estão relativizando vilões, literalmente defendendo eles… Existe toda uma teoria sobre edgelords e acredito que pode ser interessante analisar quando o fã não se vê no herói do filme e se incomoda ao se ver mais parecido com o vilão. Mas isso é assunto para outro texto.
Posso dizer que fico triste em notar que uma grande parcela do público simplesmente não quer ouvir a mensagem de conforto e esperança – mesmo que excessivamente simplista – que o filme trás. O personagem é este poço de ações positivas em um mundo assustador nos quadrinhos também, não é a toa que Superman já enfrentou o cidadão de bem algumas vezes.



Tudo é esperança em Superman, algo que o mundo parece ter esquecido que existe.
… e nem falei nada da cueca por cima da calça.