Categorias
Games

Nintendo coloca Palworld no pau

A Nintendo coloca Palworld na justiça por quebra de múltiplas patentes.

Nós sabemos que a Nintendo não pensa duas vezes para atuar contra quem supostamente usa suas propriedades intelectuais de maneira não autorizada. É comum vermos projetos de fãs, emuladores e até criadores de conteúdo e competições serem alvos de suas ações. Mas dessa vez a Nintendo coloca Palworld no pau, o famoso survival “pokémon com armas” terá que se defender perante a lei.

Palworld virou um sucesso pelo seu visual com monstros fofinhos que lutam com armas e golpes especiais e dormem em bolas mágicas em um mundo de sobrevivência. Em Janeiro de 2024 chegou ao número de 19 milhões de jogadores distribuídos entre a Steam e os consoles Xbox.

Em Julho de 2024 a criadora do game, a Pocketpair, assinou um contrato junto da Sony para formar a empresa Palworld Entertainment para ganhar mais dinheiro… Mas agora a coisa se complicou. Isto ocorreu mesmo com a Nintendo avisando em Janeiro que estava investigando se Palworld estaria usando alguma propriedade intelectual ou modelos de Pokémon.

A Pocketpair foi rápida em sua resposta informando que não há intenção alguma de infringir qualquer copyright de Pokémon. Apesar do visual parecido com Pokémon o mais semelhante a Ark: Survival Envolved… Mas as semelhanças visuais são bem assustadoras em alguns casos.

Pelo visto a Nintendo encontrou algo.

Segundo apuração do Kotaku o processo ocorre no Japão, em Tokyo, e foi dado entrada dia 18 de Setembro de 2024. A Nintendo acusa a Pocketpair e busca uma liminar contra a violação e compensação por danos por conta de Palworld, jogo que supostamente infringe vários direitos de patentes da Nintendo.

A nota aponta que algumas mecânicas seriam o assunto em questão, sendo que vemos diversas outras “similaridades” – visualmente falando.

Os próprios modelos de diversos Pokémons podem lembrar outras propriedades intelectuais… Alguns podem dizer que serve de inspiração ou q até é uma paródia… Um animal inspirado em uma abelha vai se parecer com uma abelha mesmo, um cachorro vai se parecer com um cachorro não importa se é um Pal ou um Pokémon. Não é? Tire suas conclusões abaixo.

Até o fechamento desta matéria a Pocketpair não havia comentado o processo, isso provavelmente levará alguns dias. Não é todos os dias que a Nintendo coloca Palworld no pau, não é mesmo?

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile