Categorias
Séries

Netflix usou IA em O Eternauta

A Netflix usou IA em O Eternauta, adaptação do quadrinho argentino de mesmo nome. A série, lançada em Abril de 2025, marca a primeira vez que a tecnologia foi empregada em cenas finais de uma produção original do serviço.

Segundo a nota do Ars Technica a inteligência artificial generativa foi usada para criar uma cena em que um prédio desaba em Buenos Aires. A desculpa é que a direção reduziu tempo e custos de produção em 10 (dez!!!) vezes e tornando o efeito viável dentro do orçamento da série.

Ted Sarandos, um CEO da Netflix, destacou que a IA pode “melhorar a produção”, não apenas reduzir custos, beneficiando efeitos visuais e pré-visualização. No entanto ninguém divulgou quantos funcionários podem ser demitidos para que essa “economia” ou “agilidade” promovida pela ferramenta… Também não foi informado se a ferramenta utilizada remunerou os artistas que tiveram suas artes roubadas para alimentar essas IAs. A ética no uso dessa ferramenta foi totalmente ignorada segundo o relato do artigo original.

Personagem de O Eternauta anda armado em uma rua coberta de neve - blog FAROFEIROS

A Netflix já explora o uso de IA para as recomendações personalizadas, a empresa também planeja implementar anúncios interativos com IA em 2026 para assinantes do plano com anúncios… O inferno nos espera. Porém, existem plataformas gratuitas que não tem esse tipo de palhaçada.

O escritor do quadrinho de 1957, o argentino Héctor Germán Oesterheld, e sua família foram sequestrados por militares durante a ditadura militar argentina em 1976 e, certamente, ficaria chocado em ver sua obra reduzida à “economia de trabalho humano” para maximizar os lucros de uma corporação bilionária.

Assim como na Steam acredito que é preciso que exista um rótulo indicando o uso de IA nesse tipo de criação. Eu, infelizmente, não irei assistir a série – só pelo motivo que ela joga no lixo tudo o que o autor queria: a humanidade.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *