A Konami sabotou Matrix de Kojima e ninguém teve coragem de contar para ele.
Hideo Kojima descobriu, 26 anos depois, que as irmãs Wachowski queriam que ele fizesse o jogo de Matrix, a franquia futurista onde seres humanos são salvos por Jesus Neo das máquinas malvadas. Konami sabotou Matrix de Kojima.
Agora eu e você termos que lidar com a existência de um universo paralelo onde Kojima fez um jogo de Matrix. A notícia é do SVG.
Em 1999, durante a estreia japonesa do primeiro filme, as Wachowski visitaram a sede da Konami com uma proposta indicando que Kojima fizesse um game de Matrix. Kazumi Kitaue, então vice-presidente (que depois virou CEO pois o capitalismo recompensa a mediocridade) respondeu sem elaborar e sem consultar Kojima com um “não”.
Christopher Bergstresser, ex-vice presidente de licenciamento da Konami, revelou que Kojima nem estava na reunião, chegou quando tudo já tinha acabado. As Wachowski e Kojima bateram papo por uma hora e ninguém mencionou a proposta.
“Se alguém tivesse me contado…”

Kojima respondeu nas redes sociais com a elegância de quem descobriu que foi traído, mas manteve a classe – afinal as tretas com a Konami são várias. Hideo admitiu que estava ocupado fazendo Metal Gear Solid 2 na época, mas deixou claro: “Se alguém tivesse me contado, talvez houvesse um jeito de fazer funcionar“.
A Konami não só negou uma colaboração histórica como negou informação ao funcionário envolvido. É o tipo de decisão corporativa que faz você entender por que a empresa ainda passa aperto para tentar superar a ausência criativa de Kojima.
Tivemos Enter the Matrix, Path of Neo, Matrix Online entre outros… Todos jogos esquecíveis.
E agora só podemos imaginar Kojima explorando toda a mitologia de Matrix, o conceito de realidade simulada, dilemas e a narrativa densa típica de Kojima.
Essa nossa linha do tempo é muito zoada bicho.
