Categorias
Quadrinhos

Jim Lee avisa que a DC Comics não irá usar IA

Segundo Jim Lee a DC Comics não irá usar IA nunca na criação dos seus quadrinhos.

A New York Comic Con nem começou oficialmente e Jim Lee já aparece como o grande destaque da convenção de quadrinhos nos Estragos Unidos. Durante o chamado Retailers Day (evento de negócios que acontece antes da convenção), o presidente, publisher e chief creative officer da DC Comics subiu no palco e soltou uma das declarações mais importantes da indústria de quadrinhos nos últimos anos: DC Comics não irá usar IA.

Ao The Beat o desenhista teria declarado: “A DC Comics não irá dar suporte a histórias ou desenhos geradas por IA. (…) Nunca – enquanto Anne DePies e eu estivermos no comando.” Anne é a atual vice presidente senior e gerente geral da DC.

A IA não sonha, sente ou faz arte, ela a agrega.

Jim Lee

Jim Lee, que não é exatamente conhecido por discursos inflamados, mas foi direto ao ponto que importa. Ao ser ovacionado na sala após a declaração ele fez questão de deixar claro que como a editora se posiciona na discussão.

É justamente isso que importa – a mancha, a linha irregular, a hesitação – é isso que faz meu trabalho ganhar vida“, disse Lee. “A IA não sonha, sente ou faz arte, ela a agrega.

Jim Lee - Blog FAROFEIROS

Traduzindo para o português claro caso você não saiba: IA é plágio automatizado com verniz de big tech. A declaração corrobora com a questão de que as IAs são apenas ferramentas e que devem ser utilizadas sem prejudicar artistas.

Isso foi dito por um executivo da DC Comics que também é um dos artistas mais famosos e influentes da indústria, isso não é pouca coisa.

Aparentemente a declaração foi muito bem recebida nos varejistas, imprensa e outros representantes da indústria presentes no evento.

Importante lembrar, como apontado pelo Comicbook Live, recentemente Tom Brevoort, editor executivo e vice presidente sênior da Marvel Comics, andou brincando com o Gemini em seu Substack publicando imagens geradas pela IA.

Para quem perdeu esse episódio da novela: em 31 de agosto, Brevoort resolveu usar IA para gerar logos na sua newsletter. A reação foi imediata e negativa. Duas semanas depois, Brevoort colocou seu projeto em hiato, alegando falta de tempo sem tocar mais no assunto da IA.

Até posso entender pessoas que não lidam com arte ter dificuldades para entender os motivos da arte da IA ser considera roubo. Mas um editor da Marvel não entender é extremamente problemático.

Batman é fascista - Jim Lee - Blog Farofeiros

Por que tudo isso importa (e muito)

Quadrinhos são uma arte visual. Sua arte não é um detalhe decorativo, é parte integral da linguagem narrativa dessa mídia. Quando você substitui a arte (e o artista) por algo automatizado o roubo de obras de artistas sem consentimento ou compensação, você não está “otimizando processos“.

Você tá destruindo a base material de uma indústria inteira. E nem preciso mencionar que isso é culpa do capitalismo tardio, né?

No fim das contas, a discussão de IA nos quadrinhos é só mais um capítulo da mesma história onde corporações tentam cortar custos eliminando trabalho humano qualificado.

Como a Eletronic Arts e a Microsoft tem feito nos games, por exemplo. Mas os acionistas (ou os donos) estão lucrando. E sim, videogames também são uma forma de arte.

Seja substituindo artistas por algoritmos, seja pagando migalhas para roteiristas enquanto os filmes lucram bilhões a luta tá longe de terminar.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *