Categorias
Quadrinhos

Impostos de Trump na indústria do entretenimento

Dia 3 de Abril de 2025 poderá ser conhecido como um dos dias mais estranhos facilmente. Depois de diversos meses de ameaças podemos ver com clareza como os impostos de Trump na indústria do entretenimento irão complicar a vida de todo mundo – mas principalmente do estadunidense.

Muitos produtos acabados e uma boa parte da mão de obra do país mais consumista do mundo vem de outros países. Não a toa países como Brasil, China entre tantos outros fornecem todo tipo de material para o mercado dos EUA. O problema é que as tarifas afetaram todos os mercados, incluindo o entretenimento.

Nos quadrinhos, por exemplo, impressos na China, já recebem um imposto de 20%. Com as novas tarifas mais 34% serão adicionados ao valor chegando aos insustentáveis 54%. Action figures, incluindo os famigerados POP produzidos pela Funko, receberão 46% de imposto nos EUA.

A Europa também é acostumada a enviar muitos de seus quadrinhos para os EUA: 2000AD, Judge Dredd, Doctor Who entre tantos outros poderão receber uma taxa adicional de 39%. Isso mesmo, o reino Unido terá seus gibis sobre taxados em um valor absurdo segundo apuração do BleedingCool.

A culpa é do videogame e do cinema - Donald Trump - Jabba The Hutt e Han Solo - A culpa é do videogame e do cinema - Donald Trump - Jabba The Hutt e Han Solo - Trampolim de Trump

Mas não para por aí, nos games o novo Nintendo Switch 2 pode sair de US$ 450,00 para US$ 650,00 antes de seu lançamento segundo o The Verge. O preço no Brasil permanece uma incógnita, mas é sabido que será afetado caso a Nintendo não mude seu sistema de distribuição que passa pelos EUA.

Ainda é preciso avaliar como isto afetará outros mercados como os de filmes, streamings e a produção de games naquele país. Big techs, algumas donas de redes sociais, já mostram perdas desastrosas na NASDAQ.

Na visão de economistas o Brasil pode ganhar mercados com o tarifaço, mas quem depende de produtos que tem origem dos EUA poderá se complicar. E isto é apenas o começo do plano da extrema direita de Donald Trump e Elon Musk para deixar o mundo ainda mais confortável para eles e seus amigos das big techs. Desemprego e alta nos preços de produtos básicos poderão gerar alta inflação nos EUA em breve.

É importante dizer que as tarifas que os EUA tentam impor no dia de hoje não são reciprocas, elas são um ataque às soberanias no mundo todo. Na visão dos EUA todos os países devem se curvar ao seu poder e implorar por benfeitorias. Felizmente existem aqueles que não pensam dessa maneira, não é mesmo.

E, só para lembrar, não vá para os EUA.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *