Se a coisa já estava ruim imagina agora que a IA irá prescrever medicamentos nos EUA?
Todo mundo já esperava “””ansiosamente“”” pela fusão entre IA e medicina, não é mesmo? O estado dos Estragos Fundidos de Utah decidiu ser o pioneiro ao deixar uma inteligência artificial renovar receitas de medicamentos. Nada como terceirizar decisões médicas para algoritmos programados por startups de cheias de ganância.
A Doctronic, empresa de tecnologia médica que surgiu em 2023 com o discurso clássico de “democratizar o acesso à saúde“, agora pode renovar 190 medicamentos comuns para condições crônicas de acordo com a lei de Utah. O sistema de IA custa 4 dólares por renovação de receita e promete futuramente ser coberto por seguros e ter assinatura anual.
Comercializar receitas com uma IA era realmente o que faltava no capitalismo da saúde estadunidense. Não podemos esquecer que hospitais dos EUA tem despejado pacientes.
A inteligência artificial não pode renovar remédios controlados como analgésicos opioides e medicações para TDAH (ainda). E segundo dados apresentados, o sistema bateu 99,2% de concordância com decisões de médicos humanos. Aquele 0,8% restante pode significar interações medicamentosas fatais ou pacientes com sinais de alerta ignorados… Afinal o algoritmo não foi treinado pra perceber nuances que um médico identificaria numa conversa de três minutos.
Aproveita e já manda essa notícia para o seu médico que é contra a regulação das bigtechs falando que ele vai ter que procurar outro emprego em breve.
Via Gizmodo.






Deixe um comentário