Hackers limparam dados de 75.000 telefones de empresa de spyware.
Um grupo de hackers limparam dados de 75.000 telefones Android de uma empresa de spyware chamada WebDetetive. A empresa opera principalmente na América Latina e Brasil.
Os hackers “do bem” teriam invadido os servidores da empresa graças a diversas vulnerabilidades e falhas de segurança. Segundo a nota do TechCrunch o “serviço” da WebDetetive era usado por abusadores para acessar dados telefônicos roubados de suas vítimas. Aparentemente os hackers baixaram uma lista de registro que inclui o endereço de e-mail e IP de todas as vítimas.
Os autores da ação ainda teriam excluído os dados de todas as vítimas “O que definitivamente fizemos. Porque poderíamos. Poque #FodaSeStalkerware.”
“No total, os dados mostraram que o WebDetetive havia comprometido 76.794 dispositivos até o momento da violação. Os dados também continham 74.336 endereços de e-mail exclusivos de clientes, embora o WebDetetive não verifique os endereços de e-mail de um cliente ao se inscrever, impedindo qualquer análise significativa dos clientes do spyware.”
Os spywares são programas que podem rastrear dados como ligações e até a localização de telefones, pode ser usado para vigilância de governos autoritários, por empresas de propaganda e abusadores no geral.
Tanto o Google como a Apple proíbem estes aplicativos de rastreamento, mas existem artimanhas que os permitem operar de maneira perigosa nessas lojas. No momento o spyware WebDetetive (ou OwnSpy) parece inativo.
Obrigado hackers – estes são diferentes de certas pessoas.