Quem não está em um grupo de WhatsApp? O problema é que a segurança desses mensageiros é extremamente questionável e o de maior uso no Brasil tem mais uma falha perigosa. Os grupos de WhatsApp não têm gerenciamento criptografado para mensagens, o que pode significar que suas mensagens trocadas em grupo podem cair nas mãos de terceiros.
Um grupo de pesquisadores efetuou a engenharia reversa em mensagens em grupos de WhatsApp – estranhamente a criptografia é falha só em grupos, não nas mensagens diretas.
“Isso significa que é possível que o servidor do WhatsApp adicione novos membros a um grupo”, declarou Martin R. Albrecht, pesquisador do King’s College ao Ars Technica.
As besteiras que você trata no grupo de futebol provavelmente estão seguras, mas figuras públicas que tomam conta da segurança nacional podem ter mais problemas. É bom avisar o secretário de defesa dos EUA.
Os pesquisadores disseram que a falta de gerenciamento de grupos criptográficos do WhatsApp é conhecida em alguns círculos acadêmicos, mas foi amplamente negligenciada. A Meta informou que aprecia o trabalho dos pesquisadores, mas não informou se algo será alterado, nem quando.