Não é literal, mas sim, Fortnite está vendendo petróleo!
Apesar das catástrofes climáticas afetando o planeta, empresas como a Shell acredita que pagar estrelas no TikTik, streamers na Twitch e propaganda no joguinho pode mudar a visão dos jovens com relação aos combustíveis fósseis. Sim, Fortnite está vendendo petróleo de maneira indireta para jovens que estão sofrendo com enchentes e ondas de calor extremo.
Criadores de conteúdo estão sendo contratados para promover a Shell afim de conectar a marca com o público jovem. A ideia é literalmente passar um pano para a produtora de combustíveis fósseis, um dos principais responsáveis pela emergência climática.
A campanha Shell Ultimate Road Trips promoverá um mundo com seis mapas para se usar veículos movidos à combustíveis fósseis livremente. Entretanto “soltar fumaça é legal” talvez fosse um slogan apropriado para a campanha.
Segundo o Kotaku a promoção é pesada e, unidos, os influenciadores abordam cerca de 8,5 milhões no Tiktik, 1,5 milhões no Instagram e 11 milhões no YouTube. Como criador de conteúdo posso afirmar facilmente que esta campanha é absurdamente cara e não está convencendo ninguém.
Tanto no site como seu canal de YouTube a IGN (sempre ela) tem recebido comentários majoritariamente negativos nas publicações pagas. Parece que completar os objetivos e causar danos irreparáveis ao meio ambiente no mundo real não tem colaborado com a campanha das empresas petrolíferas.
Zack Zwiezen, do Kotaku, ainda aponta um estudo do Media Matters de 2021. Nele vemos que jovens entre 16 e 25 anos tem medo do futuro por conta das alterações climáticas… Talvez promover combustíveis fósseis em meio onda de calor e enchentes não seja uma boa ideia.
Mais uma vez vemos o capital querendo se manter no comando do mundo, mesmo que o mundo acabe.