Um celular sustentável com até 10 anos de suporte já existe.
Há anos se falar em um celular sustentável, fora dos moldes das fabricantes atuais que criam produtos de alta tecnologia, mas com durabilidade extremamente questionável. O ideal seria trocar de aparelho uma vez por ano para ficar atualizado com as principais novidades do mercado.
Contudo, convenhamos, a sustentabilidade de um mercado com produtos caros e durabilidade vaga não fazem bem para o meio ambiente e nem para o nosso bolso. Pensando nisso a fabricante holandesa Fairphone irá lançar em Setembro de 2023 a quinta versão de seu smartphone com uma longevidade de 10 anos, cinco atualizações do sistema Android (a partir do Antroid 13) e até 10 anos de atualizações de segurança.
O aparelho tem uma manutenção simples que permite que os próprios usuários troquem as peças defeituosas. O aparelho custa EU$ 699 (cerca de R$ 3.700) na Europa, e no momento não há planos de lançamento no Brasil… Nem “na gambiarra” encontramos qualquer aparelho da marca à venda.
Todavia não é um aparelho qualquer (pelo menor por enquanto). Com uma tela OLED de 6,46 polegadas de 90 Hz, 8 GB de memória RAM, 256 GB de armazenamento, NFC, 5G, câmera principal e secundaria de 50 MP e um processador Qualcomm QCM 6493.
Enquanto tenho dúvidas quanto a durabilidade de 10 anos deste celular sustentável é importante dizer que este deveria ser o objetivo dessa indústria. É assustador ter tantos modelos extremamente caros que tem uma durabilidade extremamente pequena. Entretanto sabemos que a Motorola é ruim neste quesito, a Samsung é menos ruim e a Apple parece que até tenta… Mas não é o suficiente ainda para tornar o mercado efetivamente sustentável ecologicamente e economicamente falando.