A notícia que todos aguardavam finalmente foi oficializada. A Disney pagou 52 bilhões de dólares pela Fox e se torna o maior conglomerado de entretenimento do mundo.
Você é fã de Star Wars? E de Simpsons, você gosta? Gostou do filme do Deadpool? E dos quadrinhos dele? E do desenho animado anunciado, está empolgado com seu lançamento? Isso e muito mais tem um único dono agora, a Disney.
Alguns tem chamado de negócio da década, outros amenizam de maneira catastrófica chamando de terremoto. A Disney pagou 52 bilhões de dólares pela Fox e suas grandes propriedades no mundo do entretenimento. Desenhos animados, franquias cinematográficas, canais de TV e até serviços como a Sky (no Reino Unido pelo menos) e o serviço de stream Hulu.
Já havíamos especulado o que poderia acontecer caso o negócio se concretizasse como foi anunciado nesta manhã.
O negócio envolve a 21st Century Fox, do executivo Rupert Murdoch e seus filhos, que abrange as produções televisivas da 20th Century Fox Film Corporation, National Geographic, redes regionais de esportes além de ações da Sky (30%) e do Hulu (39%) como já mencionado. O que estaria de fora do negócio seria a divisão de notícias da 21st Century Fox que abrange os canais Fox News e Fox Business além no canal de esportes Fox Sports.
A compra ainda deverá passar por órgãos regulatórios norte americanos afim de verificar a idoneidade e impedir possíveis monopólios. Mas é certo que tudo deverá correr tranquilamente, afinal ninguém compra um carro sem testa-lo antes. Um carro de 52.4 bilhões de dólares.
Já podemos sonhar com o Quarteto Fantástico e X-Men com os Vingadores
É verdade, a Marvel Studios não deixará o Quarteto Fantástico ou X-Men boiando nas mãos da Fox. Produções mais adultas provavelmente serão comprometidas então não espere para ver algo parecido com Logan em um futuro próximo.
Deadpool é diferente e apesar de tudo acredito que continuará da mesma forma por algum tempo. Mas se Ryan Reynolds aparecer em algum filme dos Vingadores pode ter certeza que o mercenário bocudo irá mudar. Afinal é o dinheiro que importa, não é mesmo?
O negócio põe um fim a anos de briga pelos direitos vendidos à preço de banana nos anos 90. Foram tantos problemas e percalços no decorrer dos anos que levou a Marvel Comics a cancelar o gibi do Quarteto Fantástico.
E convenhamos, o povo do Marvel Studios devem estar dando pulinhos de alegria pela maneira que recuperaram os direitos. A Fox não quis vender? Ótimo, então compramos a Fox. É como se você quisesse comer um pastel, mas no lugar de só comprar o pastel você comprasse a pastelaria. Que comecem as montagens toscas e as especulações de quem será o próximo Wolverine nos cinemas.
Abaixo você confere um infográfico mostrando quais personagens da Marvel não estão sob a protetora asa da Disney e, obviamente, os que estão.
Você pode conferir mais detalhes no press release oficial (em inglês).