Este seria mais uma notícia que compartilharia com meus amigos e ficaríamos todos irritados. O Discord é, por aqui, uma ferramenta de trabalho: utilizo o aplicativo para lives, para gravação de podcasts e para conversar com amigos… E como eu queria que houvesse uma boa opção para substituí-lo. A plataforma também é conhecida pelo seu desleixo com a moderação do conteúdo dele, servindo de casa para racistas, misóginos e homofóbicos do mundo todo. Se não fosse o bastante nunca houve uma moderação que se preocupasse ativamente com a idade dos membros de um servidor de ódio ou que comete crimes.
Dessa vez o Discord acredita ser uma boa ideia escanear seu rosto para saber sua idade. Isso mesmo, da mesma maneira que Roblox decidiu que seria uma boa ideia escanear rostos de crianças, apenas para ser subjugado pela criatividade infantil.
O novo sistema será lançado em Março de 2026 e será aplicado à todas as contas, você precisará confirmar que é um adulto para tirar o borrão de conteúdos marcados como “conteúdo sensível”, canais com restrição de idade, servidores e até comandos de certos aplicativos. Mensagens Diretas de pessoas que “talvez você não conheça” serão enviados automaticamente para uma caixa de entrada separada e exclusiva para adultos, o mesmo ocorrerá com solicitações de amizades.
Outra ideia de jênio é a criação de um “Conselho Jovem” (???) com adolescentes que deverão ajudar o “Discord a entender – não assumir – o que os adolescentes precisam”. A semelhança com a solução do Roblox me assusta, além de que – ainda é preciso confirmar – qual sistema será utilizado. Se for o mesmo da Palantir onde crianças com bigode pintado se passam como adultos tá tudo bem né gente. Não tá?
Via RockPaperShotgun.






Deixe um comentário