Veja alguns detalhes de Nightwing #100 – além de spoilers!
Cada dia mais tenho me tornado fã de Asa Noturna e a culpa é com certeza do texto de Tom Taylor e a bela arte de Bruno Redondo. O personagem criado por Marv Wolfman e George Pérez não poderia estar em melhores mãos, e é por isso que é tão importante mostrar alguns detalhes de Nightwing #100.
Lançado em janeiro de 2023 nos EUA o título teve uma vasta linha de capas variantes publicadas pela DC Comics mas a arte interior não deixa a desejar. O estilo e até o visual dinâmico que Bruno Redondo adota é maravilhoso, salta aos olhos com as cores de Adriano Lucas. O conjunto da obra impressiona… Principalmente se levarmos em consideração outros títulos da editora.
Já fiz piada sobre quem seria o melhor Robin, mas não há muito o que falar de Dick Grayson, se houvesse uma competição ele seria o melhor com certeza.
Mas fique avisado, a partir daqui poderão surgir spoilers.
A prisão privada Blüdhaven é uma construção impressionante, um edifício prisão que marca o horizonte de Gotham City. É a primeira impressão quando as pessoas chegam à cidade de carro, um templo do crime e corrupção coberto de arame farpado.
Com poucos recursos e negligenciada não há ninguém que trabalhe lá que defenderia o local. É, com certeza um marco do liberalismo.
A invasão é pretendida para causar caos na cidade de Asa Noturna, com tantos bandidos à solta os heróis não serão capazes de conter o tumulto. O herói não tem dúvidas, vai de encontro ao tumulto, com presidiários armados e pede para que voltem ou – de preferência – ajude.
A maioria dos presidiário entende, não está ali por que quer, mas por que foi levado à essa situação com gente armada os ameaçando. Com os vilões desarmados os prisioneiros ajudam o controle de chamas e liberam as ruas para que os serviços de emergência chegue até quem precisa.
Como pesos pesados como Homem Elefante e KGBeast a solta é preciso de reforços, e os Titãs chegam para ajudar no caos.
Apesar disso tudo a ação não é a parte principal de Nightwing #100, o que é interessante em um gibi de super herói (ou boneco). E com tudo sob controle Mulher Maravilha e Superman surgem querendo conversar com Dick.
Depois de tudo o que aconteceu em Crise Sombria não querem que o Asa Noturna seja apenas um membro da Liga da Justiça, mas querem que ele a lidere. Mas, óbvio, falta um dos membros da trindade da DC Comics para conversar.
Batman o encontra – fantasiado – ao tumulo de Alfred Pennyworth, e uma poço de sentimentos acaba transbordando de Bruce Wayne de maneira assustadora. Dick se surpreende mas não se assusta, além de abraçar o Batman ainda solta “Te amo pai.”. A cena é bonita, mas com o Batman ali fica meio assustador, foi um Bat-Abraço no Bat-Papai.
Quanto a Blüdhaven o herdeiro de Alfred tem uma ideia e irá revitalizar a prisão destruída (afinal os donos não querem pagar para reconstruí-la, querem que a cidade o faça – pra isso o poder público serve). Ele compra o prédio para ser um novo símbolo da cidade, algo que possa trazer a esperança para o povo de Gotham… Como a Torre Titã.
Uma história otimista, mostrando – e talvez inspirando – como o mundo real deveria funcionar.
Dick na Liga da Justiça e salvando Gotham? SIM!