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Cultura pop não dá dinheiro

Com empresas bilionárias no ramo do entretenimento arrecadando mais dinheiro do que conseguem administrar é difícil entender como que cultura pop não dá dinheiro. Quer dizer… Na verdade é fácil, afinal nenhum trabalhador do seu jogo ou filme favorito é dono do meio de produção: somos todos trabalhadores.

Quantos canais que você foi fã fecharam? Essa semana mais um veículo de comunicação fechou sua redação para provavelmente usar IAs e profissionais freelancers precarizados. Este texto é um apanhado e também uma extensão do que foi comentado no FAROFANDO de 29 de Maio de 2025, o vídeo você confere abaixo.

O NerdBunker, perfil editorial ligado ao Jovem Nerd do Magazine Luiza (que é dona do CanalTech e do Kabum também) despediu toda sua redação… E confesso que – sem menosprezar a situação – achava que uma empresa milionária teria uma redação maior do que de 5 pessoas.

A desculpa foi a mesma de sempre: reestruturação do negócio.

Segundo a jornalista Duda Cury um porta-voz da empresa afirmo que não há planos para novas contratações, já que a cobertura terá “foco em redes sociais e formatos textuais mais concisos”, foi mantido apenas um jornalista para a manutenção do perfil e “garantir a manutenção do padrão de qualidade característico do Jovem Nerd”. Um. Jornalista. E isso é literalmente acabar com o jornalismo para jogar com algoritmos apenas para obter engajamento, esse profissional obviamente irá precisar de toda IA possível para manter o perfil – e seu emprego.

Sites, canais e perfis independentes se proliferaram, sempre em busca de financiamento coletivo – com seu próprio público, não com anunciantes… Afinal apenas empresas gigantescas, como Omelete e Jovem Nerd, conseguem os devidos patrocínios.

Cobertura CCXP 2015 - Rodrigo Castro embaixo do braço estendido do Homem de Ferro demonstrando o fedor da região - Blog Farofeiros
Em 2015 fui na CCXP, não foi legal.

Como mencionei, o dinheiro é farto, mas é mal distribuído. Até para receber jogos e quadrinhos para análise você precisa comprar ou se humilhar para um editor em rede social que preferia anunciar no Omelete, mas não tem dinheiro para isso.

Os números não mentem:

  • Segundo dados de 2023, o mercado de games no Brasil, por exemplo, é o maior da América Latina, movimentando cerca de US$ 2,7 bilhões.
  • Em 2023 a CCXP teria movimentado R$ 900 milhões incluindo venda de ingressos (R$ 930,00), patrocínios, vendas de produtos e merchandising.
  • Gamescom Latam 2025 começa com meta de superar R$ 1,1 bilhões em negócios.

E como esses eventos milionários têm tanta dificuldade em tratar o trabalhador com respeito – além de obedecer às leis trabalhistas – e ainda investir no mercado o qual ele faz parte? Ah é, esquecemos sempre daquele sistema que visa o lucro daqueles que detém o capital e a exploração da mão de obra.

No Instagram, no momento em que escrevia este texto, a postagem avisando dessa “nova era” no NerdBunker havia sido curtida por mais de 15 mil pessoas. É um número assustador de pessoas que simplesmente não entenderam a situação, são 15 mil pessoas aplaudindo a demissão de 5 pessoas em troca de mais precarização para uma área que não dá lucro para o pequeno produtor ou o produtor independente… Este que sempre tem que recorrer ao seu público para se manter.

?Assim posto fica claro que a cultura pop só não dá dinheiro para quem trabalha com ela.

É sempre bom lembrar que mediante crises de demissões em massa em estúdios de cinema e de videogame dificilmente vemos executivos pagando por seus erros. No final eles não estão ali para vender jogos, eles estão ali para tornar o negócio atrativo para investidores e só.

Homem Aranha 2099 - Marvel Comics - Palimpsesto do Espaço-Tempo - Blog Farofeiros

Recentemente noticiamos as solicitações de desenvolvedores independentes de games para a Gamescom Latam. A organização do evento nos enviou uma resposta pouco explicativa e e demasiadamente evasiva. No final a organização não quer mudar nada pois os desenvolvedores aceitaram aquilo que receberam… Bem, o lucro certamente nunca será dividido com eles.

Não é só no Brasil que a cultura pop não dá dinheiro. E infelizmente tenho um exemplo recente e muito triste de algo que aconteceu nos EUA, a ditadura trumpista.

Peter David é um renomado autor, trabalhou em séries, videogames e em alguns de meus quadrinhos favoritos da Marvel. Homem Aranha 2099, X-Men 2099, Professor Hulk, Genis-Vell (nos anos 2000) e Maestro são algumas de suas criações, mas certamente são as minhas favoritas.

Maestro #1 é melhor do que imaginei - Hulk - Marvel Comics - Blog Farofeiros

Nos últimos anos o autor sofreu com problemas renais, sofreu ataques cardíacos e sofreu derrames. Mesmo assim, na Marvel Comics, talvez tentando ajudá-lo de alguma maneira, incumbiram o autor de títulos que saíram até o ano passado.

Mas nada foi suficiente, o autor perdeu o seguro, perdeu o plano de saúde, hipotecou a casa, fez campanha de ajuda financeira (que nem sempre foi bem-sucedida). No dia 25 de Maio de 2025 Peter David faleceu.

Não serviu de nada suas criações inspirarem filmes milionários, morreu sem conseguir o devido tratamento aos 68 anos. A Marvel Comics não tinha dinheiro para ajudar um autor em necessidade?

A cultura pop é uma indústria que amo, mas ela é especialista em moer o trabalho criativo de qualquer um… Só assim para os acionistas ficarem felizes.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

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