Categorias
Colunas

Cinema absoluto

Se o cinema absoluto existe ele não está entre nós.

Farofeiros, farofeiras e farofeires, gosto de palpitar muito sobre cinema, principalmente o de super-heróis que é o que agrega muitas coisas que me divertem nas últimas décadas. Porém, é fato quando digo que não sei se no meu TOP 5 de filmes favoritos algum deles sejam mencionados. No TOP 10 tem sim. Acredito que o cinema absoluto, como conhecíamos antes da pandemia de COVID-19, morreu.

Primeiro vamos falar dos filmes de bonecos, ou super-heróis, que trazem algumas representações rasas de personagens com mais de 80 anos de histórias nos quadrinhos. A difícil tarefa de transportar uma história para outra mídia é normalmente ingrata. O fã, para poder aproveitar a atração, precisa esquecer o que o levou até ali – os quadrinhos – para apreciar o filme como se deve.

Cinema absoluto - Martin Scorsese - BLOG FAROFEIROS

A qualidade deles é algo que precisamos discutir também, mas não podemos esquecer que o publico desses filmes (eu incluso) não vai assisti-los para ter uma lição de vida. Ninguém vai assistir o filme do Capitão América esperando que ele mostre o quanto seus princípios são comunistas, as pessoas vão ao cinema ver Steve Roger socar nazistas.

Esse tipo de filme está tentando evoluir, vejo isso em produções como Eternos e As Marvels. Confesso que gosto dos dois filmes, tive boas experiências, mas não posso dizer que eles estão entre meus favoritos. Talvez profundidade de argumento e tiros laser não sejam compatíveis no cinema.

O preço dos cinemas é algo que assusta e vai continuar assustando o público. Assistir no conforto de casa pedindo uma pizza é muito mais prazeroso do que ficar horas enfiado em um shopping para ver um novo recomeço de Star Wars. Mas não podemos esquecer daquela pessoa que ri de coisas que não são piadas e ainda come pipoca de boca aberta enquanto chuta a sua poltrona.

E gosto é algo completamente individual. Eu, por exemplo, tenho uma certa dificuldade de gostar de coisas como Senhor dos Anéis. Nada da franquia se encontra na minha lista de favoritos. Não chega nem perto aliás. Existe também a questão de cinema para grupos específicos, alguns são para as elites, outros para as massas – apenas para fazer muito dinheiro.

Não SUPORTO musicais. É alguém começar a cantar (ou dançar) que me levanto e vou tomar uma água para nunca mais voltar. Existem produções muito bem avaliadas que até hoje não ousei nem ver o trailer.

Por outro lado, o cinema absoluto deste que vos fala incluí coisas pitorescas como o documentário The Endless Summer 2. A maioria dos filmes que gosto não estão no Top 250 do IMDB ou na lista de Melhores do Metacritic. Mas gosto muito de Alta Fidelidade, Star Wars – O Império Contra-Ataca e Vingadores – Guerra Infinita. Pronto, agora você pode me xingar mais ainda nas redes sociais, já tem um monte de conservador fazendo isso mesmo…

Pensamento do Dia

Martin Scorsese - Isso não é cinema - BLOG FAROFEIROS

Martin Scorsese não está errado mesmo andando contra a tempestade.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *